INCORPORAÇÕES
Associados da Piá aprovam pré-acordo com a Tirol, com previsão de compra e venda da marca Piá e suas submarcas
08/06/2026 21:06:00
Negociação está alinhada à sua estratégia de crescimento sustentável da empresa catarinense de laticínios
A Lacticínios Tirol recebeu a confirmação que, em Assembleia Geral Extraordinária realizada nesta segunda-feira, dia 08, os associados da Cooperativa Piá aprovaram pré-acordo com a Tirol, inserido em uma robusta estratégia empresarial e de continuidade dos negócios da cooperativa, que inclui, entre as medidas previstas, a venda da marca Piá e de suas submarcas.
A aprovação representa uma etapa importante dentro do processo de negociação, que ainda depende do cumprimento de fases e condições necessárias para a conclusão definitiva da operação.
Para a Tirol, a negociação está alinhada à sua estratégia de crescimento sustentável, sempre com respeito à tradição, à qualidade e à relevância regional da marca Piá.
A Tirol reforça que a operação está sendo conduzida com responsabilidade, transparência e observância às etapas legais e negociais aplicáveis, permanecendo comprometida com a segurança jurídica do processo e com a continuidade das tratativas até sua conclusão.
SOBRE A TIROL
- A Laticínios Tirol foi fundada em 26 de setembro de 1974 na cidade de Treze Tílias, localizada no meio-oeste de Santa Catarina, uma região fortemente marcada pela imigração austríaca. Idealizada pelo padre João Otto e por famílias produtoras locais, a empresa nasceu para aproveitar o potencial da bacia leiteira regional.
- Na década de 1990, a Tirol deu um salto expressivo de crescimento ao apostar na tecnologia do leite UHT (Longa Vida) em caixinha, que se tornou o principal carro-chefe da marca e abriu as portas para uma distribuição em massa em toda a Região Sul.
- Ao longo dos anos 2000, a marca consolidou sua liderança de mercado e expandiu sua atuação para as regiões Sudeste e Centro-Oeste do Brasil.
- Esse crescimento levou à ampliação de sua planta matriz e, posteriormente, à inauguração de uma moderna unidade industrial em Ipiranga, no Paraná.
- Hoje, com um portfólio vasto que engloba leites, queijos, iogurtes, nata e doces, a Tirol figura como uma das maiores processadoras de leite do país, mantendo parcerias com milhares de famílias de produtores integrados.
SOBRE A COOPERATIVA PIÁ
- Fundada em 29 de outubro de 1967 na cidade de Nova Petrópolis, no Rio Grande do Sul, a Cooperativa Agropecuária Petrópolis Ltda. — amplamente conhecida como Piá — nasceu com o propósito de unir pequenos produtores da agricultura familiar e fortalecer a bacia leiteira da Serra Gaúcha.
- A industrialização do leite começou oficialmente em 1972, seguida pela expansão dos negócios na mesma década com a abertura das redes Super Piá e Agro Piá, que diversificaram a atuação da marca na região.
- Entre as décadas de 2000 e 2010, a cooperativa viveu seu auge de mercado e inovação.
- Com a modernização de suas plantas industriais, a Piá consolidou um portfólio robusto liderado por suas famosas bebidas lácteas e iogurtes com pedaços de frutas reais, além de linhas funcionais e derivados como nata, requeijão e as tradicionais chimias coloniais.
RH Brasil - Inovação e excelência em gestão de Recursos Humanos
Actus Auditores Independentes - Auditoria independente, consultoria e assessoria
Fischer Advocacia - Expanding Your Business Overseas
IPM - Sistemas em cloud computing para a gestão pública
Blukit - Soluções para instalações hidráulicas
Expocentro Balneário Camboriú completa quatro nos com Impacto de R$ 592 milhões na economia
Com estrutura modular única no Sul do Brasil, gigante multiuso consolida a região como hub econômico nacional
Sete em cada dez profissionais evitam conversas difíceis no ambiente de trabalho
Especialista alerta que a falta de diálogo pode comprometer decisões, enfraquecer a cultura organizacional e limitar a capacidade de inovação das empresas
Grupo Pereira lança ‘Clube Mais’ e segue até 9 de julho sorteando diariamente TVs de 58 polegadas
Novo clube de vantagens oferece descontos e ofertas em todas as 77 lojas Fort Atacadista
FIDCs aceleram migração do crédito brasileiro para infraestrutura digital
Carteiras financeiras cresceram 158% em três anos e já representam mais de um terço da indústria de crédito estruturado











