EMPRESAS

Conheça mais sobre a cultura de trabalho da Mindera

16/06/2022 14:00:00

Conheça mais sobre a cultura de trabalho da Mindera

A cidade de Blumenau é sede da unidade brasileira da multinacional Mindera

Com atuação no segmento da tecnologia, a cultura de trabalho da Mindera pode ser definida no estímulo ao protagonismo da equipe para trazer respostas precisas às demandas de cada cliente.

PARCERIA COM OS CLIENTES 

Atualmente, nada é mais diferenciado do que trabalhar em parceria com seus clientes, entendendo o que cada ator do mercado de inovação precisa. A comunicação com todos os setores e, em especial, a quem traz uma demanda em tecnologia, também proporciona o crescimento de todo o segmento.

E esse direcionamento de atividades para efetivar negócios é o que estimula a Mindera a atender o seu principal objetivo: Entregar a melhor solução em tecnologia de softwares aos seus clientes. 

Sendo assim, a construção de soluções em conjunto é uma das marcas da Mindera. Característica que é uma das bandeiras dessa empresa portuguesa, com atuação em inúmeros países ao redor do globo.

TEMPOS DINÂMICOS EXIGEM RESPOSTAS PRÓPRIAS PARA CADA DEMANDA 

A Mindera opera além de suas fronteiras em Portugal. Com escritórios em países como os Estados Unidos, Reino Unido, Índia, Romênia, a empresa tem desde outubro de 2021, no Brasil, uma unidade para atender clientes nacionais e estrangeiros. 

A escolha do país se deu porque a empresa compreende o potencial do Brasil para o desenvolvimento de softwares de alto desempenho e demais serviços de TI como fintechs, e-commerce, gamming, entre outros. 

Esse foco na produção de soluções em tecnologia digital não impede o alicerce da cultura de trabalho da Mindera que é balizada na relação entre pessoas. É principalmente por essa característica de evidenciar o aspecto humano da estrutura da Mindera que ela funciona com a máxima da valorização da identidade de seus profissionais. 

Assim, ela é uma empresa formada por profissionais devidamente capacitados que trabalham de forma colaborativa e que estão prontos para mudarem e enfrentarem os desafios de cada mudança. Afinal, o dinamismo dos nossos tempos não clama mais por hierarquias rígidas em uma organização estática. 

O DIFERENCIAL ESTÁ NA EQUIPE (E NOS JOGADORES)

O diferencial está na equipe (e nos jogadores) O colaborador que atua na Mindera, conforme a cultura da empresa, não foi contratado para ser um “funcionário” dentro de um contexto de mão de obra tradicional. 

Num país que ama o futebol como é o caso do Brasil, podemos comparar o funcionamento da Mindera como a de um time. Claro, é um exemplo clássico para a política de muitas empresas, mas por mais “clichê” que pareça ser, alguns conceitos não saem de moda. 

Além disso, o “time Mindera” não se restringe a “jogadores” unidos em um mesmo (campo) ou espaço físico. Os dias atuais possibilitam que diversos profissionais interajam para as ações de trabalho da Mindera de forma remota, ou seja, em diferentes estados brasileiros e até fora do país. 

A única coisa em comum é o sentido de pertencimento e colaboração a um time tão dinâmico como o da Mindera.

CRIATIVIDADE: FERRAMENTA ESTRATÉGICA PARA A CULTURA DE TRABALHO

A escolha de um colaborador, ou melhor, um Minder da empresa é feita após um processo que visa captar o sentimento dele em relação à criatividade. 

A empresa não tem um setor de RH para definir quem ocupará vagas na Mindera. Ingressar na empresa ocorre a partir de entrevistas feitas por pessoas que desempenham funções similares, por exemplo. 

A empresa não quer títulos, quer humanos que tragam suas particularidades, seu modo de ver o mundo e, principalmente, que desejam trabalhar diariamente com a criatividade. Entender que todos temos essa qualidade e que podemos potencializá-la é o que faz a Mindera investir em seus colaboradores. 

UMA EQUIPE FORMADA POR PROTAGONISTAS 

A cultura de trabalho da empresa está voltada para formar uma equipe de protagonistas. Por isso, a multinacional não busca atuar apenas nos moldes tradicionais do mercado de trabalho, em que há cargos com “peças” que possam ser trocadas como partes numa linha de montagem.

Muito pelo contrário! A “engrenagem” que faz a Mindera ser uma referência em tecnologia está em valorizar aquilo que faz a diferença: a essência de cada colaborador que busca fortalecer ainda mais a equipe em que está integrado. E isso ocorre de forma natural, porque a Mindera entende que em um mundo que exige cada vez mais vozes de diversidade e observações distintas da sociedade, isso pode oferecer uma ampla lista de respostas para o que se busca em inovação. 

Afinal, para as demandas que o mercado propõe, exige-se respostas humanas para problemas tecnológicos. E só se consegue chegar a esse estágio de resolução quando uma empresa entende o papel que desempenha para a sociedade atual. 

REDE DE COLABORAÇÃO

No ramo da produção de soluções tecnológicas, cada vez mais as ações de trabalho estão baseadas em um modelo de rede de colaboração entre os funcionários. E esse estilo traduz o atual momento em que muitas empresas estão operando de forma mais enxuta em seus quadros de profissionais. 

Essa remodelação dos processos de trabalho, que já era uma característica para muitas multinacionais ao redor do globo, tornou-se ainda mais concreta com os impactos da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). 

Dessa forma, colaboradores em home office tiveram que se adequar a novas práticas de trabalho sem a estrutura física da empresa, utilizando a tecnologia e o senso de colaboração para efetuar as atividades de rotina. 

AUTONOMIA COM RESPONSABILIDADE 

Por isso, no atual momento da nossa sociedade, em que o digital avança em passos largos e a tecnologia torna-se cada vez mais indispensável para os mais diversos ramos de atuação, uma empresa como a Mindera funciona com uma auto-organização, ou seja, não há chefes, não há o peso de hierarquia explícita, ao invés disso pesam dois sentidos em sua cultura de trabalho: a autonomia e a responsabilidade. 

Autonomia para pesquisar, produzir, auxiliar e atender os clientes de forma com que os resultados surpreendam em qualidade o que o mercado almeja enquanto inovação. 

Já o papel do profissional que atua pela Mindera está também ligado à responsabilidade de compreender a sua importância como integrante de uma equipe que representa uma empresa identificada na criação de produtos e serviços para clientes diversos. 

Clientela além das fronteiras territoriais do Brasil e que exige todos os aspectos já citados anteriormente, mas também a excelência em tecnologia da inovação.

 

CONTEÚDO OFERECIDO POR MINDERA

A Mindera é uma empresa de tecnologia que atua em parceria com seus clientes no entendimento de suas necessidades de negócio para desenvolver e manter sistemas de software de alto desempenho.

Temos sede em Portugal nas cidades de Porto, Aveiro e Coimbra, com escritórios também no Reino Unido, Índia, Estados Unidos e Romênia.

No Brasil temos unidade em Blumenau, localizada no Ibiza Trade & Financial Center.

Para falar conosco: [email protected]