INDÚSTRIA TÊXTIL

Incofios promove mudança de embalagem com foco em redução de custos e política ambiental

16/04/2024 06:00:00

Incofios promove mudança de embalagem com foco em redução de custos e política ambiental

Na busca por soluções mais sustentáveis em toda a operação, a Incofios, empresa de Santa Catarina líder na produção de fios de algodão, desenvolveu um projeto sobre o uso de caixas de papelão, muito utilizadas para o transporte e entrega da produção. 

Agora, parte dos clientes recebe o pedido entregue em paletes retornáveis, que promovem uma solução mais interessante ambientalmente.

Os estudos para a mudança tiveram início em 2017, quando a empresa iniciou pesquisas junto a outros clientes do setor. 

Ao perceber que a opção poderia ter uma boa aceitação entre os clientes, a Incofios decidiu adaptar essa prática em suas operações.

BENEFÍCIOS 

O projeto oferece agilidade na entrega, enquanto no método tradicional cada caixa precisava ser retirada manualmente do caminhão, agora basta remover o palete com toda a carga, reduzindo o tempo de carga e descarga pela metade. 

Da mesma forma, no processo de alimentação dos teares, a eficiência é aumentada, pois o tempo gasto para desembalar e colocar os fios nos teares é significativamente reduzido.

Atualmente, a Incofios entrega a produção em paletes para 5% dos clientes, mas o objetivo é aumentar esse número em 25%. 

Muitos clientes ainda apresentam alguma resistência na troca do insumo porque acabam utilizando também as caixas de papelão, mas o projeto da empresa é conscientizar estes compradores dos benefícios da troca.

A Incofios ressalta que os paletes utilizados no projeto são adquiridos externamente e retornam à empresa para serem reutilizados, contribuindo para um ciclo mais sustentável de produção e entrega. 

Fernando Conti, gerente comercial, destaca:

“Estamos trabalhando ativamente para ampliar a adoção do novo sistema para mais clientes, visando agilidade logística e preservação ambiental". 

"Este projeto está alinhado com as metas globais da Agenda 2030. A Incofios, como signatária dos ODS, busca diariamente o consumo e a produção sustentável, que fazem parte dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”.

 

CONTEÚDO OFERECIDO POR INCOFIOS

Nossa empresa nasceu em 2001. Temos 420 colaboradores e produzimos 1900 toneladas de fios ao mês em nossa planta industrial localizada em Indaial (SC).

Somos especialistas em Fio de Algodão Penteado e Fio de Algodão Open End.

Em nossos processos de produção adotamos o Padrão Uster, principal referência internacional em controles de qualidade do segmento têxtil.

Conheça-nos e venha nos visitar.

www.incofios.com.br 
www.instagram.com/incofios 
www.facebook.com/incofios 
www.linkedin.com/company/incofios 
WhatsApp: (47) 3317800