INOVAÇÃO

Ecossistema de SC é reconhecido na principal premiação de inovação aberta no Brasil

18/10/2024 16:00:00

Ecossistema de SC é reconhecido na principal premiação de inovação aberta no Brasil

As contribuições da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) para o desenvolvimento da inovação aberta em Santa Catarina e no Brasil foram reconhecidas na noite desta quinta-feira (17) no Ranking 100 Open Startups, uma das principais premiações para startups, empresas de tecnologia e entidades ligadas à inovação no Brasil e na América Latina.

A ACATE ficou no top 10 da categoria “TOP Ecossistemas”, que nesta edição contou com 1087 atores envolvidos em todo o Brasil, entre agências públicas e privadas de inovação, câmaras de comércio, entidades do Sistema S, federações da indústria, fundações, associações, universidades, hubs privados de inovação, consultorias, aceleradoras e incubadoras. 

De Santa Catarina, a Fundação CERTI também foi listada no top 10. 

Todos os citados na categoria foram indicados por startups participantes do ranking que apontaram quais órgãos foram mais relevantes no desenvolvimento da jornada de inovação.

O ranking é publicado desde 2016 pela 100 Open Startups, plataforma de inovação aberta com foco em promover e gerar negócios entre empresas e startups. 

Na edição de 2023 a ACATE já havia sido listada na lista de principais ecossistemas do Brasil, além de ter diversas empresas associadas entre as startups listadas na premiação.

STARTUPS CATARINENSES EM DESTAQUE 

Entre as premiadas da noite, diversas startups catarinenses associadas à ACATE tiveram destaque, inclusive no top 100 geral. 

Fundada em Joinville, a healthtech Weknow ficou com a quinta colocação no ranking final e o primeiro lugar entre as healthtechs. 

Também ficaram no top 100 as startups Mundi Game Experiences, Predialize, GoGood e Neokohm.

O evento também premiou startups em diferentes categorias. 

Na lista das Scale-Ups, destacaram-se Gofind, Motorista PX, Kemia Tratamento de Efluentes, Indicium e Voltbras

Nas demais categorias, associadas da ACATE figuraram entre as 10 primeiras: Indicium (inteligência artificial); ManejeBem (agritechs); Voltbras e movE Eletromobilidade (energytechs); Rampfy (productivity); Motorista PX (marketplace); GoGood e Uppo (HR techs); Predialize (construtechs); Gofind e OmniHunter (martechs); Mundi Game Experiences (edtechs); Nanoscoping (biotechs); Mobway e BIX Tecnologia (autotechs); Kemia Tratamento de Efluentes e 4FeedStock (water and sanitation); Wifeed (cybersecurity and identification), Neokohm (foodtechs) e Estúdio Haus (VR/AR).

Por fim, a premiação também reconheceu as top corporates, grandes empresas que buscam inovação aberta em projetos com startups. 

Na categoria, participantes do LinkLab da ACATE e mantenedoras de Verticais de Negócios da entidade foram listadas: ArcellorMittal, Unimed, Algar, MRV, Vale, Whirlpool, Central Ailos e Vitru Educação.

O presidente da ACATE, Diego Ramos, destaca:

“Nós ficamos muito orgulhosos com esse reconhecimento, que demonstra o poder que a inovação feita em Santa Catarina tem para contribuir com o desenvolvimento de toda a economia e da sociedade brasileira". 

"A ACATE sempre abraçou a causa da inovação aberta, fomos pioneiros ao criar o programa LinkLab para unir corporates e startups e hoje já são mais de 450 projetos concluídos com grandes empresas e até mesmo órgãos ligados ao poder público estadual e federal que nos procuram para se conectar à inovação”.