SUPERMERCADISTAS

Encontro Regional da Acats com foco em capacitação no varejo reúne empresários em Blumenau

13/09/2024 11:00:00

Encontro Regional da Acats com foco em capacitação no varejo reúne empresários em Blumenau

Nesta quinta-feira, 12 de setembro, a cidade de Blumenau foi palco de mais uma edição do Encontro Regional de Supermercadistas promovido pela Associação Catarinense de Supermercados (Acats)

O evento, que já passou por Içara, Lages e Chapecó, reuniu empresários e profissionais do setor supermercadista para um dia de capacitação, aprendizado e troca de experiências. 

Seguindo a tradição de sucesso das edições anteriores, o Encontro do Vale e Alto Vale do Itajaí contou com uma programação voltada para discutir as principais tendências e inovações do varejo em Santa Catarina.

Com mais de 400 participantes, o evento trouxe palestras e workshops técnicos focados em fortalecer as competências dos profissionais supermercadistas da região. 

Caio Camargo, Especialista de mercado e Apresentador do VarejoCast, foi um dos principais destaques, ministrando a palestra “Habilidades do Futuro Aplicadas ao Negócio”, na qual abordou o uso da Inteligência Artificial como uma ferramenta essencial para o crescimento do varejo.

Ricardo Angnes, Sócio-Diretor da UpSales, conduziu a palestra “Liderança de Alta Performance para o Varejo Alimentar”, focando em estratégias para aumentar a eficiência e os resultados no setor. 

Os participantes também tiveram a oportunidade de participar de workshops técnicos voltados aos perecíveis, com temas como a “Prevenção de perdas na seção de hortifrúti”, apresentado por Pietro Schenardi, Analista de Qualidade da PariPassu.

Além disso, foram discutidas questões como a “Gestão de açougues: reduzindo perdas e aumentando rentabilidade”, no workshop apresentado por Kamila Kviatkovski, Diretora de Operações da Unitrier, e “Como lidar com os desafios da operação do açougue no dia a dia da loja”, sob comando do Consultor de Carnes do Açougue Notável, Pedro Ruivo

Ainda durante o Encontro, o Representante Comercial da Cantu Alimentos, Maickon Ferreira, falou sobre a importância de saber expor produtos FLV, que é uma das seções mais dinâmicas e visitadas dos supermercados no workshop “Exposição no FLV como ferramenta de vendas”.

O evento teve patrocínios de Marquespan, Fruki Bebidas, Sysmo Sistemas, Checkout RH, Festtone, Guimarães Produtos de Limpeza, Dalla Cervejaria, WFO, Sorvete SuperFrut, Indústria Feliz e Apoio de Naturell e Mídia 2K. 

O Encontro contou ainda com Apoio Técnico de Unitrier, UpSales, PariPassu e Cantu Alimentos.

O Presidente da Acats, Alexandre Simioni, diz:

“O setor supermercadista de Santa Catarina tem se destacado pela força das redes regionais, que desempenham um trabalho excepcional. A presença tímida de grandes redes nacionais em Santa Catarina reflete essa capacidade local". 

"A Acats, em seu papel institucional, segue representando e fomentando o desenvolvimento junto ao governo estadual, que hoje nos consulta antes de tomar decisões importantes que afetam o setor, o que denota nossa credibilidade”.

Na abertura do evento, o Presidente Simioni também destacou a importância da participação dos associados em cursos oferecidos pela Associação:

“É essencial garantir a continuidade desse trabalho, e para isso a participação de todos é fundamental, seja nos encontros regionais ou nos tantos cursos oferecidos pela Associação. Também reforço a importância do Programa de Desenvolvimento Gerencial, fundamental para enfrentar o desafio de formar novos gestores, e que está com inscrições abertas”.

Caio Camargo disse:

 “A Inteligência Artificial não é mais uma tendência futura, mas uma realidade que já impacta diretamente o setor varejista. Aqueles que souberem utilizá-la de maneira estratégica terão uma vantagem competitiva significativa”.

Ricardo Angnes afirmou:

“O varejo alimentar é dinâmico e desafiador e liderar com alta performance significa estar preparado para tomar decisões rápidas, mas bem fundamentadas, que tragam resultados tanto para o negócio quanto para as equipes”.

Pietro, que falou sobre hábitos de consumo, fidelização e eficiência operacional, ressaltou:

“Minimizar perdas na seção de hortifrúti é mais do que uma questão financeira, é sustentabilidade. Um bom gerenciamento dessa área pode aumentar a lucratividade e reduzir o desperdício, beneficiando tanto o negócio quanto o meio ambiente”.