INOVAÇÃO

Escolas SESI em SC promovem evento para mostrar projetos inovadores de estudantes

11/09/2024 11:00:00

Escolas SESI em SC promovem evento para mostrar projetos inovadores de estudantes

As Escolas SESI em Santa Catarina promovem neste sábado (14) um evento especial para mostrar à comunidade projetos desenvolvidos por seus estudantes dentro da abordagem de ensino STEAM, que integra conteúdos de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática.

A Mostra STEAM será realizada nas escolas de Blumenau, Brusque, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Florianópolis, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joinville, Lages, São Bento do Sul, São José, São Miguel do Oeste, Tijucas, Tubarão e Videira.

O evento é aberto a todas as pessoas interessadas em conhecer como funciona a abordagem STEAM, projetos práticos desenvolvidos a partir dela e as escolas. 

Não precisa ser estudante ou pai de estudante para participar, nem se inscrever previamente.

A programação e o horário de funcionamento variam de acordo com cada cidade. 

Endereços e telefones de contato podem ser conferidos em escolasesisc.com.br.

ATRAÇÕES

De modo geral, os visitantes poderão conhecer trabalhos especiais, como robôs, maquetes, jogos, reprodução de personagens do cinema, estruturas 3D e outras invenções, feitas por estudantes de diferentes etapas do ensino.

Também terão a oportunidade de ver projetos que mostram o compromisso da Escola SESI com o empreendedorismo, a investigação científica e as práticas pedagógicas que incentivam a criatividade e a resolução de problemas reais.

INTEGRAÇÃO

Parte fundamental da mostra, a abordagem STEAM estimula um pensar e um agir diferentes nos estudantes. 

Nela, conhecimentos e ferramentas da ciência e da tecnologia são interpretados pela engenharia (envolvendo processos de criação e prototipagem) e pelas artes (processos criativos e pensamento crítico), e são estruturados pela linguagem matemática.

O diretor de Educação, Saúde e Tecnologia da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), Fabrizio Machado Pereira, diz que esta integração de conteúdos “desenvolve a capacidade de compreender e resolver problemas reais e complexos, sensíveis aos indivíduos e à sociedade”.

Este será o segundo ano da Mostra STEAM. 

A expectativa da organização é de reunir cerca de 15 mil pessoas em todas as escolas.