Patrocinado

Quais os atrativos de se investir em imóveis em Blumenau?

Quais os atrativos de se investir em imóveis em Blumenau?

 

Nos últimos anos, o Brasil viu o mercado imobiliário ficar levemente estagnado ou até ter baixa na procura por imóveis. No entanto, em 2019, algumas cidades já mostram que estão indo na contramão da crise, o que pode explicar o aumento do interesse das pessoas por casas à venda em Blumenau, por exemplo.

Santa Catarina teve um bom desenvolvimento e aumento na procura por casas e apartamentos, principalmente no primeiro semestre deste ano, o que pode ser explicado pela queda da taxa Selic.

Um estudo realizado no ano de 2018, pela Prospecta Inteligência Imobiliária, mostra que Blumenau, cidade que fica na região nordeste de Santa Catarina, ocupa uma das primeiras posições, dentre as cidades de SC que mais têm potencial para se investir em imóveis. Isso, é claro, quando analisadas apenas cidades catarinenses

No primeiro semestre de 2019, as vendas de imóveis cresceram cerca de 38% em Blumenau, quando comparadas ao mesmo período de 2018. Entre janeiro e junho deste ano, mais de 1 mil casas e apartamentos foram vendidos, enquanto que em 2018, o ano fechou com 1,5 mil vendas.

Essa mudança é facilmente explicada pela diferença de cenário político-econômico dos dois anos em questão. 2018 foi ano de eleições presidenciais no Brasil, então havia certo receio e instabilidade, o que fez com que o mercado imobiliário de várias regiões ficasse estagnado ou observasse uma queda na construção, compra e venda de imóveis.

Quem está decidido a investir no mercado imobiliário de Santa Catarina já começa a pesquisar mais sobre as cidades com grande potencial. E, se está considerando Blumenau em suas opções, veja alguns motivos para comprar uma casa ou apartamento na cidade:

 

Fortes características europeias

Por se tratar de uma cidade quem mantém características europeias desde sua fundação, acaba atraindo interessados em visitar e morar na cidade. Então, o investimento se torna ainda mais atrativo para quem vai comprar um imóvel e alugar, seja por alguns dias ou por um longo período.

A cultura alemã está por toda a parte, desde nas casas com aquele toque germânico até nos parques e pontos turísticos da cidade. Para quem deseja morar no Brasil e sentir como se estivesse na Europa, Blumenau consegue proporcionar essa sensação.

Então, este toque alemão que Blumenau possui acaba entrando como um dos benefícios em se optar por investir ou viver na região.

 

Parte do ranking das 100 melhores cidades para se investir

A pesquisa, realizada pela Prospecta Inteligência Imobiliária, mostrou que Blumenau está entre as 100 melhores cidades para investir em imóveis. A lista foi divulgada pelo site Exame.com e a cidade catarinense ocupa a 43º posição, estando entre as 50 melhores para quem deseja comprar imóveis.

Esta foi uma nova edição da pesquisa, que surgiu em um momento perfeito, afinal, muitas regiões brasileiras ainda estavam lidando com a crise e o mercado imobiliário ainda estava instável.

Na primeira edição do estudo, realizada em 2015, Blumenau ocupava a 38º posição. No entanto, a queda no ranking é facilmente explicada. Agora, em 2019, as oportunidades de investimento não são tão óbvias, e as construtoras precisam de uma pesquisa mais específica para entender como funciona a demanda e oferta da cidade.

No caso de SC, o que tem sido observado é o aumento da procura pelos imóveis de luxo. Em 2015, a pesquisa mostrava que havia potencial “ótimo” tanto para baixo, quanto para médio e alto padrão. Então, não era necessário estudar o mercado a fundo, apenas escolher um local, um público e construir.

 

Cultura empreendedora

Blumenau é conhecida por sua cultura empreendedora, com incentivo para o surgimento de novos negócios. Quem opta por comprar apartamentos em Blumenau pode aproveitar a chance e realizar o sonho de abrir sua própria empresa, realizando dois investimentos importantes na mesma cidade.

No entanto, quem opta por ter um imóvel comercial também sai ganhando. Com essa tendência empreendedora, sempre existirá alguém interessado em alugar a sala ou espaço comercial.

 

Queda no número de imóveis disponíveis

No ano de 2018, devido as eleições, houve uma redução na construção de novos imóveis, consequência da queda da procura e interesse na compra. Passado este período turbulento, as pessoas voltaram a procurar por casas ou apartamentos, o que fez com que a oferta diminuísse bastante. Houve uma queda no número de imóveis disponíveis.

Construtoras que se atentaram a este simples detalhe perceberam uma grande oportunidade. E, mesmo que isso ainda não tenha ocorrido, Blumenau ainda não encontrou equilíbrio entre a oferta e a demanda, e há sim, oportunidades neste mercado imobiliário.

 

Turismo

Devido as características fortemente germânicas, Blumenau se tornou uma cidade muito visada pelos turistas. As pessoas querem conhecer este espaço que guarda, dentro do Brasil, uma parte da cultura alemã.

Qualquer cidade que conte com turismo mais forte ou que tenha alguma característica que possa impulsionar e trazer visitantes para a cidade, acaba tornando seu mercado imobiliário mais atrativo.

O motivo é bastante simples. Por mais que os turistas tenham apenas a intenção de conhecer a cidade, passar alguns dias e logo ir embora, precisam de um local para ficar. Então, quem investe na compra de imóveis acaba saindo na frente, já que tem uma casa ou apartamento para alugar para estes visitantes.

O turismo, então, impulsiona uma oportunidade de aumentar a renda através do aluguel de imóveis. E quem enxerga essa chance, com certeza, verá o valor investido retornar rapidamente.

 

Qualidade de vida

A qualidade de vida da cidade é um dos destaques que atraem novos moradores e é ressaltado pelas imobiliárias em Blumenau como um dos motivos para que a região seja escolhida.

O IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) da cidade catarinense é de 0,806, considerada uma pontuação alta e que indica boa qualidade de vida. Tanto que, no ranking das cidades com melhor qualidade de vida – e que podem ser consideradas as melhores regiões para se viver – Blumenau está entre as trinta primeiras opções.

A economia forte e consolidada também pode ser destacada como um dos fatores que contribuiu para que esta cidade localizada no nordeste de Santa Catarina conquistasse tão boa pontuação no IDH.



Patrocinado