PARCERIAS

Termotécnica e Fraiburgo firmam parceria para reciclagem de EPS

20/01/2022 15:00:00

Termotécnica e Fraiburgo firmam parceria para reciclagem de EPS

A prefeitura do município de Fraiburgo fechou um acordo de cooperação sustentável, por meio da SANEFRAI – Autarquia Municipal de Saneamento –, com a Termotécnica, maior fabricante e recicladora de EPS do país.

A parceria está viabilizando a coleta e destinação do EPS pós-consumo, proporcionando assim a economia circular na prática e em total conformidade com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

Para que a política se torne efetiva, tudo o que atualmente vai para o lixo mas não é lixo precisa passar a ser coletado e reciclado. 

O EPS não contém gás CFC ou qualquer um de seus substitutos, também não contamina solo, água ou ar. 

No entanto, como qualquer resíduo plástico, quando descartado de forma incorreta, pode causar danos à natureza.

Buscando ampliar a cobertura do seu Programa Reciclar EPS no país para a destinação correta das embalagens pós-consumo, a Termotécnica tem realizado parcerias com municípios, cooperativas de catadores e empresas da indústria e do varejo.

Em Santa Catarina, esta cooperação já acontece também há alguns anos com os municípios de Canoinhas e Indaial.

Na parceria com a Prefeitura de Fraiburgo, a Termotécnica se encarrega de fazer a coleta do EPS sempre que o montante atingir o volume de 110 fardos. 

Dessa forma, é viabilizado o seu destino correto através da reciclagem e reintroduzindo o material na cadeia produtiva do plástico.

A coleta seletiva em Fraiburgo é realizada por uma empresa terceirizada que executa o recolhimento dos recicláveis porta a porta e faz o transbordo na usina de triagem da SANEFRAI, onde acontece a separação e enfardamento dos materiais. 

A população recebe orientações para a correta separação entre materiais orgânicos e reciclados por meio de distribuição de panfletos e palestras em escolas e eventos. 

O município também disponibiliza sacos verdes aos moradores para conscientizar sobre a correta destinação dos materiais recicláveis, como o EPS.

 Através do seu Programa Reciclar EPS, a Termotécnica é responsável pela reciclagem de 1/3 do EPS pós-consumo no país., segundo dados da Plastivida e Abiquim (Maxiquim, 2012).

Antecipando-se à Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), desde 2007 a Termotécnica coleta, recicla e reintroduz o material pós-consumo no mercado.

Em 2021, já são mais de 44 mil toneladas de EPS recicladas. 

Mais de 300 cooperativas no país são parceiras do programa, captando e selecionando EPS. 

Internamente, a empresa conta com cerca de 100 funcionários diretos atuando no reprocessamento deste material. 

Esse processo ajuda a gerar renda para aproximadamente 5.000 famílias.

Charles Weider Silveira, Engenheiro Sanitarista e Ambiental na SANEFRAI, afirma:

“Esta parceria com a Termotécnica visa atender os requisitos de destinação e disposição ambientalmente correta do material EPS, fazendo com que toda a carga deste tipo de material que chega na SANEFRAI seja transformada em novos produtos, não agredindo o meio ambiente e aumentando a vida útil do nosso aterro sanitário”.

O presidente da Termotécnica, Albano Schmidt, afirma:

“Nossa abordagem ambiental traz a economia circular na prática. Inclui uma visão integrada desde a concepção de produtos, eficiência operacional, passando por logística reversa, reciclagem e indo até novas cadeias produtivas, fechando o ciclo da economia circular". 

"Pensando na cadeia logística como um todo, o Programa Reciclar EPS atende às exigências por uma atuação responsável das empresas em termos de sustentabilidade”.