Patrocinado
Bueiro inteligente é instalado por morador em uma rua de Blumenau

Bueiro inteligente é instalado por morador em uma rua de Blumenau

Por Ana Paula Dahlke
Redação Jornal de Blumenau

 

Preocupado com o meio ambiente, Tiago dos Santos, morador de Blumenau e sócio proprietário da loja Top Quadros, instalou nesta semana um sistema inteligente de bueiro em frente à loja, no bairro Vila Nova.

A ideia se resume a plaquinha colocada ao lado da estrutura: “a água passa, o lixo fica e o rio agradece”.

A peça foi produzida com ferro pelo próprio Tiago. Sobre a instalação, ele destaca que a rua irregular acaba dificultando, mas que o resultado final foi satisfatório:

“Já realizo diversas ações ambientais na cidade. É um sistema que eu estava planejando fazer há mais de um ano. Ele já funciona em vários países e contribui para que o lixo não chegue até ribeirões, rio e mares. Minha preocupação com o planeta é muito grande. Temos que pensar local, para atingir o global. O plástico é um dos grandes causadores de poluição. A xepa de cigarro, por exemplo, feita de fibra sintética, derivado do plástico, se degrada em partículas menores e acaba sendo alimento de animais na natureza”.

O caso foi citado também, nesta quinta-feira, dia 8, na sessão da Câmara dos Vereadores através do Alexandre Caminha (PSD). Ele convidou o executivo a estudar formas de implantar o projeto na cidade.  

 

Leia também: Entenda como separar o lixo corretamente e os horários de coleta da cidade

Patrocinado
Patrocinado