SC leva tr�s projetos de destaque tecnol�gico ao Congresso de Inova��o

04/06/2019 18:00:00

Confira as solu��es que ser�o apresentadas em SP

SC leva tr�s projetos de destaque tecnol�gico ao Congresso de Inova��o

Santa Catarina tem se destacado no cenário da inovação nacional e apresentará ao público três de seus projetos no 8º Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria, maior evento na área de pesquisa e inovação industrial da América Latina, que acontecerá em 10 e 11 de junho, em São Paulo.

Todos eles foram desenvolvidos por unidades credenciadas EMBRAPII (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial).

Dois foram pela Fundação Certi, sendo o software para drone de monitoramento agrícola e sala de comando para ressonância magnética remota.

O terceiro é o Robô Snake para soldas automotivas, por pesquisadores do ISI Laser.

O software para drone de monitoramento agrícola é uma iniciativa da empresa Horus Aeronaves e Basf, em parceria com a EMBRAPII e Sebrae.

O sistema inteligente detecta no sobrevoo os locais de maior infestação de pragas e vegetação doente no cultivo de soja. Identificado o problema na lavoura de forma rápida e abrangente, não mais será necessária a utilização de herbicidas nas áreas saudáveis.

A Sala de Comando para ressonância magnética promete agilizar procedimentos de ressonância magnética permitindo ao especialista visualizar as imagens e executar os exames de qualquer lugar.

Denominado VOC – Virtual Operation Center, a primeira sala de comando remoto para equipamentos de ressonância magnética foi desenvolvida em cooperação tecnológica com a Fundação CERTI em parceria com a empresa Siemens Healthineers.

O desenvolvimento do projeto-piloto foi testado no Brasil pelo Grupo Alliar, em São Paulo, e virou uma iniciativa global da empresa alemã.

O VOC é equipado com câmeras, dispositivos de áudio e sensores para que pacientes, operadores e profissionais da saúde possam se comunicar a distância. Com ele, os técnicos podem operar até três máquinas ao mesmo tempo e atender mais de um paciente por vez.

Semelhante a uma cobra ao se movimentar, o Snake é um robô desenvolvido em parceria com a General Motors e é capaz de alcançar locais de difícil acesso para a identificação de falhas na solda durante a fabricação de componentes.

A versatilidade do robô Snake permite que ele seja utilizado em outras frentes de trabalho, tais como aplicação de selantes internos, inspeções dimensionais e de montagem em ambientes de difícil acesso.