Coworking: ambiente criativo inspira profissionais � inova��o em Tubar�o

15/05/2019 13:00:00

Espa�os compartilhados est�o cada vez mais em ascens�o no mundo corporativo

Coworking: ambiente criativo inspira profissionais � inova��o em Tubar�o

Nos tempos em que se fala de disrupção e inovação, o modelo de coworking já é uma realidade cada vez mais presente e necessária.

Percebendo isso, três amigos de infância que atuam em áreas profissionais distintas, resolveram criar em Tubarão, um destes espaços, o Cult Coworking.

O nome faz menção a um estilo de vida diferente, típico das pessoas que curtem este tipo de ambiente de trabalho, capaz de impulsionar seus negócios.

 

A IDEIA

Um advogado, um dentista e um médico. Nascidos em Tubarão, os amigos Bruno, Lucas e Renan moraram em outros lugares para trazer a ideia à sua cidade natal.

Eles se identificaram com o conceito, por entenderem que contribuiria também com o desenvolvimento de seus negócios e de outros profissionais.

“O mercado mudou, exigindo de seus profissionais que se reinventem. Trabalhar em um ambiente compartilhado contribui com a criatividade, networking, inovação e produtividade”, explica Bruno Francalacci Serafim, advogado e um dos sócios.

Cult está ligado a algum movimento que perdura, permanece e tem vários adeptos e simpatizantes.

No contexto, todo o espaço foi ambientado na cultura dos anos 80 e 90, traduzido em objetos, músicas, artistas daquela geração, livros, comportamento.

“Apesar de não termos acompanhado de perto muito daquele período, valorizamos estas referências”, explica o parceiro de negócio e cirurgião dentista, Lucas May Barbosa.

 

SUSTENTABILLIDADE

São 28 estações compartilhadas de trabalho, distribuídas em 150 metros quadrados que abrigam também sala de reuniões para 10 pessoas, copa e o local de descompressão, como se chama a área para as pausas necessárias a quem atua em um ambiente criativo e inovador.

Para os profissionais da saúde, foi criado um consultório próprio, que permite um atendimento inicial aos pacientes.

Além disso, o local pode ser adaptado para um espaço de exposição ou eventos, bem como de palestras para até 40 lugares.

Outro diferencial é a cessão de uma secretária, que além de receber o público, faz a gestão online da agenda dos profissionais credenciados.

“Queremos incentivar o empreendedorismo e oferecer este recurso a profissionais em início de carreira ou que não queiram investir em um espaço exclusivo, entendendo que a forma de trabalhar de hoje é muito melhor quando há troca, convivência, fazendo uso das inúmeras possibilidades da economia colaborativa”, lembra o médico e sócio, Renan Rolin.

O local está aberto das 8 às 18h, sem fechar ao meio-dia e com a possibilidade de flexibilizar estes horários, para que todos os coworkers sejam “donos do espaço” e o aproveitem da melhor maneira possível.