Projeto visa parceria entre cidade austr�aca e Blumenau

24/04/2019 07:00:00

J� est� previsto um conv�nio com universidade da cidade europeia

Projeto visa parceria entre cidade austr�aca e Blumenau

O cônsul honorário da Áustria em Blumenau, Mauro Kirsten, participou da reunião de diretoria da Associação Empresarial de Blumenau (Acib) na segunda-feira, dia 22, e apresentou a proposta de parceria entre a cidade austríaca de Linz e Blumenau.

Ele falou das similaridades entre as cidades, inclusive geográficas, com questões como um rio cortando a cidade e desafio das enchentes, por exemplo.

“Importante entender que eles hoje têm uma boa visão do relacionamento exterior, tanto que a prefeitura tem um responsável por este trabalho e ainda não há nenhuma parceria estratégica com o Brasil”, destacou o cônsul honorário, explicando que a iniciativa visa alinhar as duas cidades para tirar proveito de ambas.

O estado de Oberösterreich, onde está localizada Linz, sua capital, tem cerca de 205 mil habitantes.

A cidade é moderna e um importante polo industrial que aloja a maior empresa de aço da Europa.

Kirsten comentou sobre oportunidades que famílias da região do Vale já estão tendo lá fora.

“Profissionais daqui que falam alemão tem boas chances na Áustria”, destacou.

O cônsul honorário também comentou sobre uma agenda institucional prevista para a cidade, convidando a diretoria da Acib para participar.

“Queremos ter um objetivo bem definido. Eles têm muitos interesses de negócios bem definidos para cá", destacou Kirsten. Já está previsto um convênio com universidade lá.

“Não é uma via de mão única, temos muita coisa de mercado para entregar, apesar de nossas dificuldades internas. Há três anos, quando assumi como cônsul honorário, havia cerca de 200 indústrias austríacas aqui e elas ainda não foram embora apesar de tudo houve”, ressaltou.

O cônsul se colocou à disposição para ser o porta-voz da Acib em Linz.