Por que tr�s empresas de SC est�o entre as melhores para trabalhar no Brasil

11/03/2019 13:02:00

Reportagem da Voc�/SA explica os pontos positivos e o que precisam melhorar

Por que tr�s empresas de SC est�o entre as melhores para trabalhar no Brasil
F�brica da Weg, em Jaragu� do Sul. Foto: Germano L�ders

Três empresas de SC foram listadas pela revista Você/SA entre as 18 melhores para trabalhar no Brasil.

Confira abaixo alguns pontos da reportagem.

 

WEG

A Weg, de Jaraguá do Sul, com a nota final de 86,4, já apareceu no guia 9 vezes.

Tem 19.603 funcionários, sendo 77% homens e 23% mulheres.

A empresa atua nas áreas de engenharia elétrica, energia e automação e possui unidades fabris em 12 países. 

Enviar as equipes locais para fora é uma maneira de a companhia criar oportunidades e garantir o aculturamento e a internacionalização dos princípios e valores da empresa.

O job rotation, a passagem dos funcionários por diversas áreas da empresa, também é uma prática disseminada.

Na reportagem, funcionários destacam o fato de que muitos aposentados seguem trabalhando e são valorizados por seu conhecimento e sua experiência.

Em 12 meses, houve incremento de 9,5% no índice de satisfação dos funcionários. 

PONTOS POSITIVOS: A Weg patrocina uma ONG que ensina música erudita a pessoas carentes. Também realiza um projeto de reabilitação de presidiários eoferece pós-graduação in company para executivos, custeada pela empresa. 

PONTOS A MELHORAR: Funcionários da fábrica pedem corredores cobertos para interligar os prédios, já que chove bastante no inverno. E reivindicam uma melhor climatização, porque no verão o ambiente é muito quente.

 

INTELBRAS

A empresa de São José registrou nota final de 82,7 e está presente no guia 15 vezes.

Possui 2.162 funcionários, sendo 52% homens e 48% mulheres.

Em 2017, cresceu 23% em faturamento e teve 358 contratações e promoções internas. 

Para se manter competitiva em meio a uma concorrência acirrada, busca inovar constantemente. 

Para isso, lançou o programa Intelbras Lab, no qual 100 pessoas (de diferentes formações e setores) trabalham na criação e prototipação de novos produtos. 

Os autores das melhores ideias são premiados com viagens para conhecer startups e convidados a colocar os insights em prática.

PONTOS POSITIVOS: Os funcionários dizem que as pessoas são colocadas no centro das tomadas de decisão. elogios para o ambiente informal, de camaradagem, com possibilidade de indicação de amigos e familiares para trabalhar na empresa.

PONTOS A MELHORAR: desempenho atrelado ao PLR da empresa apresenta indicadores conflitantes entre os setores. o home office poderia ser mais disseminado. cobrança para melhor comunicação entre os departamentos.

 

KYLY

Presente no guia pela primeira vez, a Kyly, de Pomerode, tem 1.654 funcionários, sendo 63% mulheres e 37% homens.

O clima organizacional é destaque na “Fantástica Fábrica da Kyly”, como esta empresa de Santa Catarina é apelidada pelos funcionários. 

Por ser uma indústria de vestuário infantil, a companhia tem um departamento de Recursos Humanos que desenvolve ações com o objetivo de criar uma atmosfera de encantamento. 

Em ocasiões comemorativas, como festa junina, Halloween e Dia das Crianças, todos os empregados vão trabalhar caracterizados até mesmo diretores e acionistas se fantasiam de personagens famosos a fim de engajar o time. 

A ideia é transportar o universo lúdico das crianças para o ambiente corporativo, tornando o espaço mais leve e descontraído. 

Essas práticas têm gerado resultados: o índice de felicidade é de 85%, o PPR foi de quase dois salários em 2017, a média de permanência na organização é de quatro anos e houve mais de 500 promoções internas desde 2015. 

Além disso, cerca de 170 pessoas acumulam ainda o bônus executivo (de até 3,9 salários, além do PPR). 

Desde 2014, período pré-crise, a Kyly registra crescimento anual de 10%. 

Atualmente, a fábrica produz 18 milhões de peças por ano. 

A expectativa é chegar a 30 milhões até 2020. 

PONTOS POSITIVOS: Funcionários elogiam o envolvimento de acionistas e diretores para manter o encantamento na atmosfera da empresa. Dizem que a competição do mundo corporativo fica do lado de fora.

PONTOS A MELHORAR: É uma empresa familiar que está buscando avançar na profissionalização e na adoção de boas práticas de governança. Funcionários reivindicam a padronização dos planos de saúde, por exemplo.