Os 5 aceleradores de performance de quem empreende

23/02/2019 09:03:00

Confira h�bitos e a��es que podem maximizar os neg�cios

Os 5 aceleradores de performance de quem empreende

Por Sergio Chaia
Ex-CEO da Nextel e da Sodexo, executivo com passagens por Johnson & Johnson, Makro, Pzifer, Pepsi, Pizza Hut, KFC. Hoje é mentor de empresários.

 

Na última mentoria coletiva realizada para os empreendedores do Garagem Duratex, foi abordado os hábitos e ações que podem maximizar a performance de quem empreende. Confira abaixo os cinco aceleradores que podem auxiliar seu negócio:

 

1- Autoconhecimento: identifique seus Red Bulls e suas Kryptonitas: 

Todos nós temos Red Bulls e kryptonitas no nosso dia a dia. Red Bull é todo tipo de atividade que te dá muita energia. Já a Kryptonita é aquela atividade que tira sua energia. 

Tentar ser bom em tudo é impossível. As pessoas sabendo o que fazem bem, sabotam as kriptonitas e não mexem nelas. E é aí que está o maior erro.

Você, na liderança de um time, precisa terceirizar essas atividades, mas não abandoná-las. Delegue para alguém que goste de fazer isso.

Na prática: Pegue uma folha em branco e liste todas as atividades que estão sob sua responsabilidade hoje.

Em seguida, classifique em duas colunas: Red Bulls e Kryptonitas.

Liste na ordem de intensidade da tarefa, ou seja, no topo da coluna esquerda aquelas que mais te energizam e da coluna direita as que mais te tiram energia.

Em seguida, tente encontrar pessoas no seu time ou entre os sócios que possam assumir algumas dessas responsabilidades. 

 

2- Contrate certo: 

Contratar errado nos faz perder muito tempo. Recrutar, fazer onboarding, descobrir que não performa, dar feedback, demitir e depois buscar uma nova pessoa pode significar um ano perdido em baixa performance. Tempo demais para uma scale-up desperdiçar.

Resiliência: Observe se a pessoa entrevistada teve algum tipo de trauma. São os desafios superados que fortalecem a resiliência. Quem viveu em uma bolha, independentemente da classe social, tem mais chances de ser frágil e não perseguir com persistência os objetivos propostos.

Curiosidade: São as pessoas curiosas que descobrem oportunidades e novas fontes de receita. Comece observando as perguntas que a pessoa vai fazer a você durante a entrevista. Quem não pergunta nada para você, provavelmente não vai perguntar para o cliente.

 

3- Conheça bem seus clientes, concorrentes, funcionários:

Faça da chegada dos novos funcionários um momento especial.

Com os clientes, essa regra funciona também. Mas se esse comportamento não for, de maneira nenhuma, natural para você, terceirize.

Alguém na sua organização precisa conhecer a fundo o que pensa, sente e deseja seu cliente.

Na prática, depois de contratar uma pessoa nova, deixe um presente no primeiro dia como chocolate, flores ou uma garrafa de vinho para celebrar.

Vá almoçar com os novos, fale da visão da organização, ouça as expectativas que eles têm.

Inclua na agenda momentos de conversa com clientes. Vá visitá-los, faça perguntas, investigue a fundo o que eles ainda buscam que você não está entregando.

 

4- Delayed Gratification:

Você já deve ter ouvido sobre o Experimento do Marshmallow. Em 1970, um psicólogo colocou crianças em uma sala-espelho com um marshmallow na mesa à frente.

Prometeu que voltaria depois de um tempo: se elas não comessem o marshmallow, ganhariam outro quando ele voltasse, como recompensa.

A partir daquele experimento, ele passou a medir o sucesso das crianças pelos 10 anos seguintes.

O que ele notou é que as crianças que conseguiram resistir à tentação de comer o doce na hora, tiveram mais sucesso do que as outras.

Esse é um reflexo da capacidade que nós temos de trabalhar com uma recompensa adiada, em vez de imediata.

Para quem empreende significa investir, lutar e se estruturar em prol de algo muito maior a médio e longo prazo.

Na prática, as decisões que você toma hoje são relativas ao mês, ao ano ou à década?

As bases do futuro do seu negócio começam a ser construídas hoje. O empreendedor que toma decisões com base em uma saída rápida do negócio ou uma lucratividade acelerada costuma deixar débitos pelo caminho que são pagos mais para frente.

 

5- Descubra seus mentores e redes de suporte

Se você está escalando sua empresa, já está no terceiro degrau dessa jornada.

Provavelmente, no X+3. Mas a verdade é que sonha em chegar no X+100, onde está o sonho grande.

Para isso, descubra pessoas com quem pode aprender, compartilhar desafios e dividir os problemas que te tiram o sono.

A vida de quem empreende é solitária. Quanto mais crescer, mais solitária será. Algumas coisas você não poderá falar aos investidores porque vai deixá-los aterrorizados. Ou ao seu marido ou esposa. Ou ainda sócio, pai e mãe. É preciso encontrar alguém que seja neutro para te ouvir, mas experiente para te orientar.

Na prática, faça uma lista das pessoas mais experientes do seu mercado.

Pense naqueles que são referências nacionais ou globais naquilo que você faz. Entre em contato com eles pelo LinkedIn, Twitter ou e-mail. 

Estamos em um momento do ecossistema que, cada vez mais, grandes executivos e empreendedores, querem aproximar-se da mentalidade empreendedora. Use isso a seu favor para se rodear de pessoas que te desafiem a fazer sempre melhor.

 


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