neg�cios

Santa Catatina � destaque no �ndice de Cidades Empreendedoras 2017

29/11/2017 12:15:00

Tempo de processos para abertura de empresas diminuiu em Blumenau, Florian�polis e Joinville

Santa Catatina � destaque no �ndice de Cidades Empreendedoras 2017

No Brasil os empresários precisam esperar, na média das principais cidades, 62 dias para de fato ter todos os registros, licenças e alvarás necessários para abrir uma empresa.

O dado é da edição 2017 do Índice de Cidades Empreendedoras (ICE), que avaliou a fundo o ambiente regulatório de 32 cidades brasileiras, além de analisar ainda outros seis pilares que mais impactam a vida do empreendedor:

  • Acesso a capital

  • Mercado

  • Infraestrutura

  • Inovação

  • Capital humano

  • Cultura empreendedora

O tempo de processos, avaliadas pelo estudo ONG Endeavor, nas cidades de Joinville, Blumenau e Florianópolis, diminuiu em relação à pesquisa realizada no ano passado:

  • A Capital subiu oito posições e ocupa a 16ª colocação neste indicador.

  • Blumenau é a 14ª, nove colocações melhor do que em 2016.

  • Joinville teve o maior avanço, tendo a 13ª cidade no critério, em 2016 foi a antepenúltima.  

O indicador de tempo de processos ajudou na primeira colocação geral da cidade do norte de Santa Catarina a liderar o pilar ambiente regulatório entre todas os municípios analisados.

Florianópolis permaneceu com a segunda posição geral do ranking, atrás de São Paulo, e o primeiro lugar em capital humano.

 

Burocracia

Outro critério analisado pela Endeavor no pilar ambiente regulatório é a complexidade tributária, ou seja, o custo com pagamento de tributo, que é necessário para que as empresas cumpram as obrigações acessórias exigidas pelo Fisco.

Em média, ocorreram 217 atualizações tributárias estaduais num período de quatro anos no Brasil.

Na contramão, Blumenau, Joinville e Florianópolis apresentaram o menor número de modificações e atualizações: um total de 54.

No ranking de complexidade tributária, Blumenau subiu cinco posições quando comparada ao ano passado e, agora, ocupa o primeiro lugar.

 

Campanha

Para pressionar os gestores públicos, a Endeavor lança esta semana o site da campanha  Burocracia Para Tudo, com uma petição online, veja clicando aqui.

Em um clique, o usuário enviará uma mensagem para 650 tomadores de decisão: todos os governadores, os prefeitos de todas as capitais, todos os deputados federais e senadores,ministro da fazenda, ministro da industria, comércio exterior e serviços e o presidente da república.

De acordo com Guilherme Lopes, líder da Endeavor em Santa Catarina, o objetivo é colocar o excesso de burocracia na pauta do poder público, para simplificar os processos de abertura, regularização e fechamento de empresas nos municípios brasileiros:

“Devemos aproveitar esse momento, junto à campanha Burocracia Para Tudo para colocar em pauta os problemas gerados a partir das ineficiências da burocracia, que prejudica o desenvolvimento do país”.