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4 dicas para fazer um planejamento de TI eficaz

10/11/2017 08:30:00

Ativos de TI s�o estrat�gicos para atingir novos consumidores e reduzir custos

4 dicas para fazer um planejamento de TI eficaz

Conteúdo oferecido pela Teiko, especialista em soluções em Banco de Dados e Infraestrutura em TI

 

A tecnologia é considerada hoje um elemento fundamental para tornar as empresas mais competitivas e com maior grau de flexibilidade.

E em um cenário de crise econômica, como o que estamos enfrentando, os ativos de TI do empreendimento podem se tornar ferramentas estratégicas que tanto ampliam o poder de atingir novos consumidores como também reduzem custos.

Entretanto, para que as soluções digitais da empresa possam ser aproveitadas corretamente, os gestores de TI devem planejar estrategicamente as suas rotinas de gestão.

Afinal, é a partir do planejamento estratégico que a equipe de TI alinha os objetivos do negócio com os recursos da tecnologia para, assim, identificar novas oportunidades e iniciativas.

O uso de métricas, por exemplo, colabora para aumentar a eficiência do setor. Quer saber como isso é possível?

Então, confira abaixo a nossa lista de dicas para tornar o seu planejamento de TI ainda mais eficaz!

 

Entenda a importância do roadmap

O roadmap é um levantamento de todos os projetos em que a empresa está envolvida e quais são aqueles que contam com auxílio do departamento de TI. Por meio do roadmap, os gestores podem avaliar melhor quais são os próximos passos a serem tomados, bem como ter uma divisão de tarefas mais eficiente.

Além disso, o roadmap pode ser utilizado para acompanhar melhor os custos orçamentários das soluções de TI utilizadas, aumentando assim a eficácia dos investimentos feitos pelo setor.

 

Faça projeções de mercado e de requisições internas

Projeções são de grande importância para quem pretende tornar o planejamento de TI mais eficaz. Elas permitem que gestores planejem expansões, mudanças na infraestrutura e outros investimentos que possam otimizar a capacidade do departamento de acordo com as necessidades e objetivos da empresa.

A criação de uma estratégia de longo prazo deve considerar todo o histórico da empresa. Diversas demandas ocorrem sazonalmente e, diante disso, gestores podem criar padrões de acordo com o período do ano e, assim, avaliar melhor como os profissionais serão alocados.

 

Elabore métricas e indicadores para o seu time de profissionais

As métricas e indicadores de desempenho são indispensáveis para garantir o sucesso das estratégias operacionais do setor. Por meio delas, gestores podem avaliar o sucesso das suas rotinas, verificar a produtividade dos profissionais e rastrear problemas diversos.

Entretanto, para que os indicadores possam agregar valor às políticas da empresa, os gestores devem defini-los de acordo com a capacidade dos profissionais do setor e com o perfil da empresa. Dessa forma, eles podem aportar mais valor aos processos internos e se tornarem vetores de melhorias contínuas para a empresa.

 

Alinhe os objetivos do setor com os da empresa

Além dos indicadores de desempenho, os planejamentos de TI de médio e longo prazo também devem estar alinhados com os da empresa. A tecnologia é fundamental para garantir o sucesso de um empreendimento, por permitir que profissionais trabalhem com mais mobilidade e menor índice de erros. É o caso das soluções de cloud computing, que viabilizam novos modelos de negócio, mais inovadores e com maior flexibilidade.

No longo prazo, a tecnologia passará a ser um vetor de novas rotinas operacionais, com maior automatização e mais qualidade. A competitividade do empreendimento será ampliada, o que facilita a busca por novos mercados e torna viáveis negócios mais lucrativos.

E então, você entendeu a importância do planejamento de TI? Gostou do texto? Compartilhe o post nas suas redes sociais e continue acompanhando nosso blog para ter sempre informações e dicas úteis.

 

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