BRANDING
Branding como ativo estratégico ganha destaque em imersão exclusiva em Blumenau
11/04/2025 09:30:00

Cada vez mais, construir uma marca sólida vai além da estética: é uma estratégia de valor que pode determinar a competitividade de uma empresa no mercado.
Essa é a proposta da imersão promovida pela Fritz Müller – Hub de Conhecimento, que irá explorar o branding como diferencial estratégico para negócios de todos os portes.
Dados do Relatório de Tendências de SEO 2025, elaborado pela agência Conversion, reforçam esse cenário.
Buscas com termos ligados diretamente a marcas conhecidas geram entre 80% e 90% das conversões nas empresas analisadas.
A pesquisa destaca a importância do chamado Brandgrowth — a integração entre branding e performance — como ferramenta de alto impacto no marketing corporativo.
Muito além do nome ou da identidade visual, o branding envolve a gestão estratégica de todos os aspectos que moldam a percepção de uma marca: cultura organizacional, tom de voz, valores e a experiência em cada ponto de contato com o cliente.
Quando bem conduzido, o processo fortalece o vínculo emocional com o público, gera confiança e influencia diretamente as decisões de compra.
Essa construção estratégica contribui ainda para diferenciar a organização da concorrência e posicioná-la de forma clara e desejável na mente do consumidor — fator crucial em mercados altamente competitivos, onde produtos e serviços tendem a ser semelhantes em qualidade, mas se destacam pela força da marca.
Embora casos de grandes marcas de consumo sejam os mais conhecidos, o branding é igualmente essencial para empresas B2B e de pequeno e médio porte.
A ausência de uma marca consolidada pode se tornar um gargalo para o crescimento e a sustentabilidade dos negócios.
A imersão conduzida por Marcos Machado, especialista em branding da TopBrands e professor da Fritz Müller, acontece na sede da instituição, em Blumenau.
Propõe uma abordagem prática para empresários, gestores e profissionais de marketing que buscam posicionar suas marcas de forma mais competitiva e relevante no mercado atual.
Marcos afirma:
“Em um cenário de múltiplas opções, a marca forte é o que define a escolha do consumidor. Branding nunca foi tão necessário”.
“Ainda é comum pensarem que branding é coisa de grandes marcas ou empresas de luxo”.
"Mas a verdade é que qualquer organização precisa de uma marca forte”.
"O erro está em ignorar o valor intangível que isso representa”.
“Quando a marca não contribui para o resultado, se torna um gargalo para o crescimento e a sustentabilidade”.
"É preciso olhar para o branding como prioridade, com profissionais capacitados e investimento estratégico”.
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