STARTUPS
Conheça as novas startups de SC incubadas pela Rede MIDITEC
29/11/2024 12:00:00
Quatro incubadoras da Rede MIDITEC, que contam com a parceria da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) e o Sebrae Startups, divulgam a lista de 24 startups aprovadas no processo seletivo para incubação.
As empresas de tecnologia catarinenses selecionadas iniciarão suas jornadas de desenvolvimento e formação empreendedora em 2025.
Com a metodologia da Rede MIDITEC, premiada como uma das cinco melhores do mundo por três vezes no ranking UBI Global, as startups terão acesso a capacitações, consultorias, networking e aproximação de investidores e mentores.
O programa de incubação é composto por duas etapas para o desenvolvimento dos negócios: uma focada em validação e geração de demanda; e outra para a tração de vendas e escala.
As incubadoras MIDITEC (Florianópolis), GENE (Blumenau), INCTECh (Chapecó) e SebraeHub (Florianópolis) iniciaram o processo seletivo em agosto, quando empreendedores puderam se cadastrar.
As inscrições foram avaliadas em critérios relacionados à solução e modelo de negócio, mercado, viabilidade e equipe.
Na sequência, as startups concorrentes às vagas também passaram por entrevista e apresentação a uma banca avaliadora.
São requisitos para as empresas serem incubadas pela Rede MIDITEC: ser de base tecnológica, estar em fase de validação e operação, além de possuir sede em Santa Catarina.
O processo seletivo teve a participação do total de 75 startups e abrangeu negócios de diferentes segmentos, entre eles o de tecnologia da informação (28% das inscrições), educação (12%), construção e imóveis (8%), além de crédito e finanças (7%).
Outro segmento representativo é o de GovTechs, o qual tem a oportunidade exclusiva de capacitação especializada na incubadora SebraeHub.
Dentre as novas incubadas, 30% atuam na área de tecnologia e indústria, 17% em varejo, 9% em logística, 9% em educação e 9% em finanças.
Outras áreas com participação são: turismo, construção civil, mercado imobiliário e compliance.
As startups aprovadas entrarão para o grupo de 88 empresas incubadas atualmente pela Rede MIDITEC.
Ao longo de 26 anos do programa de incubação, mais de 340 negócios catarinenses foram apoiados, consolidando uma formação empreendedora que gera resultados positivos para a longevidade e o sucesso das empresas.
Apenas nos últimos cinco anos, as egressas somaram um faturamento superior a R$ 1 bilhão.
Visando impulsionar o desenvolvimento econômico regional e nacional por meio do fortalecimento de negócios inovadores, a Rede MIDITEC foi ampliada nos últimos anos.
O ecossistema é composto pelo total de 11 incubadoras, englobando também as regiões de Joinville (Softville), Araranguá (ARATEC), Jaraguá do Sul (Novale), Criciúma (Itec.In), Brusque (CITI), Lages (Épsilon) e Rio do Sul (GTEC).
Confira a lista de startups aprovadas pelas respectivas incubadoras:
MIDITEC (Florianópolis)
GENE (Blumenau)
INCTECh (Chapecó)
SebraeHub (Florianópolis)
- Sanitas Vision
- Vizzion
GRADUAÇÃO DE STARTUPS
Entre as atividades desenvolvidas pela incubadora está o MIDITEC Summit.
A segunda edição do evento, realizada em Florianópolis no dia 22 de novembro, reuniu startups incubadas, empresas graduadas, mentores e gestores de 11 incubadoras catarinenses para um dia de palestras, mentorias e networking.
Promovido pela ACATE em parceria com o Sebrae Startups, o evento destacou a colaboração entre empreendedores em diferentes estágios, com casos de sucesso apresentados por empresários como Joni Hoppen (Aquarela Analytics) e Renata Costa (Beepay).
O Pitch Day, iniciativa do ACATE Invest, premiou as startups CriaAI, ManyConvert e Educoin, incentivando a conexão com investidores e promovendo o desenvolvimento de novos negócios.
Durante o evento, a Rede MIDITEC certificou duas startups graduadas em 2024: a Concreta Licitações, de Rio do Sul, e a Notato Digital, de Florianópolis, que encerraram com sucesso o período de incubação.
Ambas destacaram a importância do programa para a estruturação dos negócios e o desenvolvimento de competências.
Com mais de 270 empresas graduadas ao longo de 26 anos, a Rede MIDITEC reforça seu papel como referência no apoio a startups em Santa Catarina, contribuindo para o fortalecimento do ecossistema de inovação do estado.
Zenobia - Plataforma de gestão de planejamento por OKR
Endeavor - Organização de apoio a empreendedores de alto impacto
IPM - Sistemas em cloud computing para a gestão pública
Weko - Equipamentos e soluções para impressão digital
Service Contabilidade - Assessoria contábil e fiscal