INDÚSTRIA TÊXTIL

Gigante têxtil de SC lança a primeira toalha de algodão rastreável do Brasil

08/08/2024 14:30:00

Gigante têxtil de SC lança a primeira toalha de algodão rastreável do Brasil

A Döhler, gigante têxtil catarinense, lançou ao mercado a primeira toalha de algodão rastreável do Brasil. 

Isto quer dizer que o consumidor poderá apontar o seu celular para o QR Code da etiqueta e conhecer as fazendas onde o algodão foi produzido, passando pela fiação, tecelagem até a confecção final da peça. 

Todos os elos da cadeia são mapeados pelo SouABR, programa de rastreabilidade, lançado pela Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) e pelo movimento Sou de Algodão, que comprova que 100% do algodão usado na fabricação da toalha tem certificação socioambiental Algodão Brasileiro Responsável (ABR).

A Döhler, aliás, só compra algodão de fazendas nacionais e que são certificadas, ou seja, que adotam cuidados com o solo, com as áreas de preservação e com a água, além de atestarem que não usam trabalho infantil nem análogo à escravidão durante todo o processo. 

PRODUÇÃO RESPONSÁVEL 

A responsabilidade na produção, inclusive, existe desde 2012, graças ao programa ABR que, ao longo de mais de 10 anos, acompanha as mudanças na legislação e nas normas ambientais e trabalhistas. 

O engajamento da cadeia produtiva e o compromisso com a melhoria contínua nos índices de certificação e qualidade do algodão, trouxeram resultados robustos e consistentes.

Alexandre Schenkel, presidente da Abrapa, comenta que na safra 22/23, 82% da produção recebeu a certificação ABR. 

Segundo ele, isso representa 374 fazendas em 82 municípios brasileiros, comprometidos em atender às exigências do mercado e à demanda de um consumidor final cada vez mais informado e engajado com a sustentabilidade.

NÚMEROS DA TOALHA MARROCOS 

Para fabricar os primeiros lotes de lançamento da toalha Marrocos, foram utilizados 100 fardos de algodão, totalizando 22 mil kg de pluma, vindos de duas fazendas do Mato Grosso.

Esse algodão se transforma em fio e depois tecido. 

No primeiro lote, foram confeccionadas 675 toalhas, mas a previsão é chegar a 74 mil peças nessa primeira fase. 

Além de 100% rastreável, a toalha Marrocos reúne atributos que tornam o produto ainda mais especial: com excelente gramatura, possui alta absorção, toque macio e está disponível em seis cores. 

A intenção da Döhler é continuar avançando em linhas de produtos dentro do conceito “Fio Verde”, que reúne diversas iniciativas sustentáveis. 

Marco Aurélio Braga, head de Comunicação e Marketing da companhia, frisa:

“Aqui na Döhler, a sustentabilidade sempre foi levada muito a sério. Fomos pioneiros em diversas iniciativas e continuamos avançando para entregar produtos cada vez mais saudáveis”. 

"A toalha Marrocos é um exemplo da nossa preocupação com o meio ambiente e cuidado com as pessoas”. 

“O algodão que usamos tem certificação socioambiental comprovada e agora será possível visualizar toda a cadeia por trás da peça, algo que nos deixa muito orgulhosos e fortalece o compromisso da marca com a ética e transparência”.

“Entendemos que esta é verdadeira revolução da indústria. Reduzimos impactos ambientais e geramos valor para sociedade”.