EMPRESAS

Grupo Berlanda celebrou 33 anos de história neste mês de junho

01/07/2024 15:00:00

Grupo Berlanda celebrou 33 anos de história neste mês de junho

A Berlanda, maior varejista de móveis e eletrodomésticos de Santa Catarina, celebrou seu aniversário no mês de junho. 

O grupo empresarial completou 33 anos de fundação e comemora um crescimento anual de dois dígitos desde o fim da pandemia.

Ao todo, são mais de 200 unidades de negócio, incluindo as famosas lojas, três fábricas próprias, uma importadora, um posto de gasolina e uma fábrica de produção de chope.

O empresário Nilso Berlanda iniciou o negócio no ano de 1991, em Curitibanos, na Região Serrana. 

Ele conta que a estratégia para o crescimento sempre foi baseada na força do interior. 

Hoje, aproximadamente 70% das lojas se encontram em cidades de médio e pequeno porte. 

META PARA 2024

Para o ano de 2024, o grupo espera manter um crescimento acima dos 10%. 

De acordo com o gerente de vendas, Eloir Tluszc, a segunda metade do ano possui uma grande concentração de datas importantes para o calendário comercial, como o Dia dos Pais, a Black Friday e o Natal, o que sempre favorece para um incremento nas vendas. 

Além disso, ele afirma que o cenário macroeconômico de inflação controlada também auxilia. 

MOMENTO DE APRENDIZADO

Embora o crescimento do Grupo Berlanda tenha sido uma constante nos últimos 33 anos, dois momentos foram especialmente desafiantes: a crise econômica de 2015-2016 e a pandemia de Covid-19.

Segundo Tluszc, em ambos os casos, a gestão fez a diferença para atravessar as dificuldades. 

Agora, a esperança de um crescimento sustentado faz a empresa sonhar em chegar num número mágico: o faturamento anual de R$ 1 bilhão. 

Segundo o executivo, embora o crescimento em volume de vendas seja parte da estratégia, o primeiro bilhão será consequência de um movimento de maneira estruturada.

Para alcançar os objetivos, conta Tluszc, o grupo tem investido em ferramentas e soluções digitais para melhorar a experiência de compras e fortalecer o relacionamento com os clientes. 

AJUDA AO RIO GRANDE DO SUL

Apesar de ter Santa Catarina como principal mercado, o Grupo Berlanda também mantém oito lojas no estado vizinho do Rio Grande do Sul. 

Nenhuma delas foi diretamente afetada pelas enchentes, pois ficam em cidades onde o impacto foi pequeno ou inexistente. 

Apesar disso, o Grupo Berlanda foi um dos primeiros a disponibilizar ajuda aos gaúchos. 

Um caminhão carregado com colchões produzidos pela empresa foi enviado para a região metropolitana de Porto Alegre ainda na primeira semana do desastre. 

Além disso, foram disponibilizados em todas as unidades pontos de coleta de doações e a empresa também subsidiou a venda de itens essenciais, como colchões, que eram destinados aos atingidos. 

Por fim, Tluszc lembra que também foram oferecidas oportunidades de emprego em todas as empresas do grupo. 

Nilso Berlanda, que também é deputado estadual (PL) desde 2019, comenta:

“Queremos continuar reforçando a nossa presença em cidades do interior, mas também olhando para cidades maiores e com grande potencial de consumo. Temos a maior capilaridade do estado e isso contribui para o fortalecimento da marca”.

Eloir Tluszc afirma:

“Temos grande concentração de lojas aqui e apostamos num crescimento sustentável, pois o estado tem sido destaque em diversos indicadores sócio-econômicos, entre eles a menor taxa de desemprego do país”.