CERVEJARIAS

Concurso Brasileiro de Cervejas de Blumenau será coordenado por uma das maiores autoridades do setor no Brasil

21/06/2024 14:00:00

Concurso Brasileiro de Cervejas de Blumenau será coordenado por uma das maiores autoridades do setor no Brasil

O Concurso Brasileiro de Cervejas de Blumenau de 2025 apresenta a primeira grande novidade. 

A coordenação técnica será assinada por Marcos Odebrecht Jr., cervejeiro com International Diploma in Brewing Technology (Siebel Institute of Technology e Doemens Academy), sendo um dos mais respeitados profissionais da área. 

O concurso é organizado pela Escola Superior de Cerveja e Malte (ESCM), única instituição de ensino superior da América Latina especializada na bebida, com apoio da Prefeitura Municipal de Blumenau. 

Além da formação como cervejeiro internacional nos Estados Unidos e na Alemanha, Odebrecht também estudou no CMBTC Malt Academy (Canadian Malting Barley Technical Centre) e é juiz certificado em nível National pelo Beer Judge Certification Program (BJCP) em cerveja, hidromel e sidras com mais de 10 anos de participação em concursos no Brasil e no exterior. 

Ele também é professor e coordenador técnico dos cursos da ESCM. 

As inscrições para o concurso serão abertas em julho de 2024. 

A análise das amostras acontece de 9 a 11 de março de 2025 e a premiação será no dia 12, durante o Festival Brasileiro da Cerveja. 

Mais informações serão adicionadas no @concursobrasileirodecervejas. 

O Concurso Brasileiro de Cervejas faz parte da programação que conta ainda com o Festival Brasileiro da Cerveja, a Festa Brasileira da Cerveja e a Feira Brasileira da Tecnologia Cervejeira. 

Os eventos acontecem há mais de uma década e estão sob nova gestão desde junho deste ano. 

Todos serão realizados em Blumenau em março de 2025.

De acordo com Carlo Bressiani, diretor da ESCM, Odebrecht é uma unanimidade tanto técnica quanto em relação à postura que exerce no mercado cervejeiro nacional e internacional:

“Estamos muito felizes em tê-lo conosco nesta nova fase do Concurso Brasileiro de Cervejas. Temos certeza que a experiência como juiz internacional, a vivência do mercado local e o olhar constante para a inovação que ele tem como características vão somar muito ao projeto”.

Odebrecht conta que o objetivo é assegurar que o Concurso Brasileiro de Cervejas siga os critérios internacionais de avaliação de cervejas, sem esquecer do seu vínculo com o mercado nacional:

“Um dos papéis mais importantes da competição é a contribuição para as cervejarias brasileiras através das devolutivas dos jurados. Este é um dos pontos que serão aprimorados”.