STARTUPS

Startup catarinense com solução para mobilidade elétrica é acelerada pela Shell

14/03/2024 11:00:00

Startup catarinense com solução para mobilidade elétrica é acelerada pela Shell

Com solução para converter veículos à combustão em elétricos, a startup Swap-e, de Florianópolis, é uma entre as doze empresas participantes da 3ª edição do programa de aceleração Shell StartUp Engine

O negócio catarinense, associado à ACATE, se encaminha para a reta final da iniciativa da multinacional petrolífera e almeja investimentos, além de ampliar mercados com a eletrificação de frotas no modelo B2B.

Em meio à aceleração, a startup entrega os seus primeiros veículos convertidos a clientes no mercado B2C, ou seja, para pessoas físicas interessadas em aderir a mobilidade elétrica com seus próprios automóveis. 

Matheus Maia, CEO e um dos fundadores da Swap-e, relata que os primeiros carros convertidos são, em sua maioria, clássicos que ganham uma nova vida através da eletricidade.

Maia acrescenta que desde o protótipo da empresa já é possível identificar benefícios e vantagens da conversão. 

Segundo Maia, o MVP da empresa, um Celta, possui quase 10 mil km rodados desde sua eletrificação, o que trouxe benefícios de cerca de 10 toneladas de GEE (Emissões de Gases de Efeito Estufa) evitadas, além de uma economia em torno de R$ 5.000 em custos de combustível e manutenção durante o período.

A tecnologia da Swap-e foi selecionada entre temáticas prioritárias do Shell Startup Engine, entre elas, a descarbonização. 

O CEO ressalta que, mesmo a multinacional sendo reconhecida pela sua operação com petróleo, houve grande sinergia com a startup, pois a Shell também atua com vertentes de geração de energia e infraestruturas de recarga elétrica. 

O programa oferece ambientes propícios para o teste da solução da empresa e feedbacks sobre melhorias. 

Além disso, a startup também tem acesso a workshops e mentorias, que de acordo com Matheus Maia, agregam expertises da Shell, do mercado e de especialistas ao negócio. 

A entrada da Swap-e no programa de aceleração se deu após um evento de apresentação e lançamento da 3ª edição da iniciativa no Centro de Inovação ACATE Primavera, em Florianópolis. 

Na ocasião, houve a oportunidade de empresas catarinenses fazerem pitch e conhecerem detalhes do processo seletivo. 

A Swap-e é participante das Verticais de Negócios de Energia e Smart Cities da ACATE, em que possui relacionamento com outras empresas do setor de tecnologia e do ecossistema de inovação catarinense, entre elas, a Atlas Power, que participou de uma das edições anteriores do Shell Startup Engine e também promove soluções para a mobilidade elétrica.

PARCERIAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE NEGÓCIOS EM TI

Fundado em 1992, o Blusoft é a entidade que congrega as empresas do setor tecnológico de Blumenau e região.

É integrada por associadas de todos os portes, entre elas algumas das maiores empresas nacionais e multinacionais, como Senior, Benner, HBSIS Ambev, Philips e T-Systems, além de diversas startups.

A entidade promove diversas ações de integração, networking e geração de negócios, além de defender pautas relacionadas ao desenvolvimento do setor.

Venha interagir e crescer com as empresas mais inovadoras do mercado!

www.blusoft.org.br

(47) 3323-3598