ENSINO

Universidade de Blumenau fecha 2023 com avanços nos processos de avaliação

22/11/2023 20:00:00

Furb amplia validade do recredenciamento e se destaca entre instituições de ensino

Universidade de Blumenau fecha 2023 com avanços nos processos de avaliação

O ano de 2023 foi especial para a Universidade Regional de Blumenau - FURB. A instituição conquistou a nota máxima na avaliação de recredenciamento feita pelo Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina (CEE/SC), ampliou em dez anos o próximo recredenciamento como universidade, obteve conceito superior a 4 na avaliação in loco feita pelo CEE/SC de oito de seus cursos,  alcançou conceito igual ou superior a 3 nos nove cursos  avaliados no ENADE 2022, assim como foi uma das mais bem avaliadas no Ranking Universitário da Folha de São Paulo (RUF) e no Guia da Faculdade do Estadão.

O Pró-Reitor de Ensino, professor Romeu Hausmann, destaca:

“Nossos indicadores de qualidade, como a nota máxima no recredenciamento e a classificação nos rankings universitários, refletem a excelência alcançada. Estamos em constante evolução, sempre inovando e oferecendo o melhor para a sociedade”.

“Comprovamos mais uma vez a qualidade do ensino, da extensão, da pesquisa, da cultura e dos serviços oferecidos pela FURB, bem como o valor, a excelência e a credibilidade que a FURB tem como Universidade”.

Veja as principais conquistas da FURB em 2023:

  • Recebeu a nota máxima na avaliação de recredenciamento. A nota 5 foi homologada pelo CEE/SC. O recredenciamento fixa os limites da atuação das Instituições de Ensino Superior (IES) e tem prazos de validade, devendo ser renovado periodicamente.
  • Os últimos recredenciamentos da FURB foram feitos a cada 5 anos. Devido aos índices de excelência avaliados in loco, o prazo para o novo recredenciamento foi ampliado para dez anos.
  • A avaliação foi realizada por uma comissão externa nomeada pelo CEE/SC, que analisou as condições de funcionamento da universidade, abrangendo itens como planejamento e avaliação institucional, desenvolvimento institucional, políticas acadêmicas, políticas de gestão e infraestrutura física.
  • Obteve conceito superior a 4 (numa escala de 1 a 5) na avaliação in loco feita pelo CEE/SC de oito de seus cursos. A regulamentação dos cursos de graduação no país é feita pelo MEC mediante a realização de procedimentos avaliativos conduzidos pelo INEP.
  • No caso da FURB, os procedimentos regulatórios dos cursos, incluindo reconhecimento e renovação de reconhecimento, condições obrigatórias para oferta de cursos e validação dos diplomas conferidos, são funções do CEE/SC, que fixa os limites da atuação e os prazos de validade, devendo ser renovados periodicamente.
  • O reconhecimento de curso é sempre feito através de avaliação in loco pelo CEE/SC, enquanto a renovação de reconhecimento pode ser sem ou com avaliação in loco.
  • Na avaliação in loco são tomados como critérios os indicadores definidos no Instrumento de Avaliação de Cursos do CEE/SC, com base no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES).
  • Os cursos avaliados in loco em 2023 foram: com conceito 5, Processos Gerenciais – Superior de Tecnologia (EaD), Matemática – Licenciatura  e Pedagogia Indígena Xokleng (FUMDES); com conceito 4,75, Química – Bacharelado; com conceito 4,68, Teatro – Licenciatura; com conceito 4,59, Gestão Financeira – Superior de Tecnologia (EaD); com conceito 4,47, Música – Licenciatura; com conceito 4, Gestão de Recursos Humano – Superior de Tecnologia (EaD).
  • Alcançou conceito igual ou superior a 3 nos nove cursos avaliados no ENADE 2022. O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) é um dos procedimentos de avaliação do SINAES e tem como objetivo a avaliação dos cursos de graduação através do acompanhamento do processo de aprendizagem e do desempenho acadêmico dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso. O ENADE é realizado pelo INEP/MEC, sendo aplicado periodicamente a cada 3 anos, de acordo com a área de conhecimento.
  • Os cursos da FURB em 2022 obtiveram os seguintes conceitos ENADE, publicados em 31 de outubro: com conceito 5, Jornalismo; com conceito 4, Ciências Contábeis, Comércio Exterior – Superior de Tecnologia e Marketing – Superior de Tecnologia; com conceito 3, Administração, Ciências Econômicas, Direito, Psicologia e Serviço Social.
  • Conquistou a terceira colocação como melhor universidade de Santa Catarina, de acordo com o RUF 2023, divulgado pelo jornal Folha de São Paulo, ficando atrás apenas das duas universidades públicas estatais, a UFSC e a UDESC. Cinco aspectos compõem a análise do ranking: pesquisa, ensino, mercado, inovação e internacionalização. No Estado, a FURB ocupa a segunda posição nos quesitos mercado e inovação, ficando atrás apenas da UFSC. Também é a quarta em pesquisa e a quinta em internacionalização, entre as instituições catarinenses avaliadas pelo ranking.
  • O RUF é divulgado desde 2012. Em relação à última divulgação do RUF, em 2019, a FURB melhorou 4,04 pontos na nota geral, e se manteve, também, como a terceira melhor universidade pública do Estado, atrás de UFSC e UDESC e na frente da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).
  • O RUF traz uma avaliação anual das IES ativas no país e usa dados nacionais e internacionais, por meio do ENADE, CNPq, Capes e da base de dados multidisciplinar Web of Science, além de duas pesquisas de opinião.
  • A Furb foi destaque também no Guia da Faculdade Estadão 2023, que classificou 45 cursos da instituição entre os melhores do País. Considerada a maior pesquisa sobre ensino superior do Brasil, o Guia é uma realização do jornal o Estado de São Paulo, juntamente com a Quero Educação, startup de marketing educacional.
  • O Guia da Faculdade Estadão classifica os cursos das modalidades presencial e de ensino a distância e todas as IES cadastradas no Ministério da Educação, como universidades, centros universitários, faculdades e institutos são convidadas a participar.
  • Para analisar a qualidade de quase 18 mil cursos superiores em todo o Brasil, o Guia utiliza uma metodologia conhecida como "avaliação por pares". Mais de 10 mil professores atuaram como avaliadores, de forma voluntária, nesta edição.