INOVAÇÃO

Projeto de Inovação Social “De Guru para Guri” faz Hachathon com escola de Gaspar

17/11/2023 14:00:00

Projeto de Inovação Social “De Guru para Guri” faz Hachathon com escola de Gaspar

O Centro de Inovação Blumenau foi palco do encerramento do projeto “De Guru para Guri”, desenvolvido com alunos do 9º ano da EEB Ferandino Dagnoni, de Gaspar. 

A turma composta por 33 alunos passou por um período de formação e capacitação junto aos idosos, os gurus do projeto, durante cinco encontros. 

Na manhã desta quinta-feira (16), o hachathon foi o momento de o grupo apresentar as ideias criadas durante a formação.

E os projetos surpreenderam os jurados. 

Tanto que a iniciativa deve ser retomada ano que vem na cidade, conforme conta um dos idealizadores por lá, Douglas Junkes.

A condução desta turma ficou a cargo do guru Élcio de Souza.

O PROJETO 

Iniciativa do Centro de Inovação Blumenau por meio de projeto de Inovação Social, o “De Guru para Guri” tem a parceria direta dos embaixadores de inovação do Conecta AMVE Indaial e agora do Conecta AMVE Gaspar. 

O projeto tem como missão promover, valorizar e fortalecer os laços intergeracionais através da troca de experiências e do uso de tecnologias. 

A ideia é criar uma ponte entre jovens e idosos, que muitas vezes têm dificuldades de se comunicar e entender um ao outro.

O presidente do Centro de Inovação Blumenau, professor Udo Schroeder, destacou que este projeto de inovação social começou na metade deste ano com duas escolas de Indaial – Escola de Educação Básica Prefeito Germano Brandes Júnior e Escola Básica Municipal Professor Mario Bonessi fruto da iniciativa da embaixadora de inovação de lá, Malvina Juliane:

“Foi essa inovação, esta conexão entre jovens e idosos que chamou a atenção de outra cidade que manifestou interesse em desenvolver a ideia". 

"E foi a conexão entre dois embaixadores de inovação que permitiu rodar o projeto também em Gaspar. E agora, pretendemos levar também para outros municípios do Vale Europeu”.

Douglas Junkes comentou:

"Essa turma foi a célula do projeto, onde focamos no tema empreendedorismo. Para o ano que vem, vamos acrescentar a formação em educação financeira”.

Para o secretário de educação da cidade de Gaspar, Emerson Antunes, que também esteve no hackathon, a escolha desta escola para iniciar o projeto esteve relacionada ao desempenho em avaliação internas e externas:

“Queríamos levar o projeto para uma escola que historicamente tem mostrado ótimos resultados, e a Ferandino, durante os últimos dois anos, teve o melhor nono ano de toda a cidade de Gaspar". 

"Por isso, sabíamos deste potencial e do percurso formativo que esses alunos têm. E vocês estão fazendo a diferença aqui”.