TECNOLOGIA

Setor tecnológico quer alcançar 10% do PIB catarinense até 2030

19/07/2022 13:00:00

Setor tecnológico quer alcançar 10% do PIB catarinense até 2030

A nova diretoria da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) tomou posse nesta segunda, dia 18 de julho, na sede da entidade, em Florianópolis. 

A ousada meta é crescer em quatro pontos percentuais a participação do setor tecnológico na economia de SC nos próximos oito anos.

Uma das principais apostas da nova diretoria, liderada pelo empresário Iomani Engelmann, reconduzido ao cargo, é fortalecer e impulsionar os mecanismos que aceleram a jornada de desenvolvimento das empresas de tecnologia, de sua concepção, validação, ida ao mercado, captação de investimentos e crescimento exponencial. 

O objetivo é reforçar os programas estratégicos da entidade que acompanham a jornada do empreendedor em todas as fases de tração e nos diferentes estágios de maturidade de um negócio.

Outra frente que permanece no foco é a contínua necessidade de formação de talentos para atuar nas empresas.

Este é um dos principais entraves de crescimento das empresas na última década.

Foram muitos novos desafios com a pandemia, pela intensa transformação digital de diversos setores e a concorrência global por profissionais. 

A criação de uma vice-presidência de Talentos, que segue liderada pelo empresário Moacir Marafon, foi uma das ações da última gestão para fortalecer o olhar para o tema. 

A meta, em 2022, é alcançar 5 mil participantes por ano nas jornadas de formação de talentos apoiadas pela entidade.

Engelmann e Marafon dividem a nova gestão empossada com:

  • Paula Lunardelli, vice-presidente de Ecossistema.
  • Annalisa Dal Zotto, vice-presidente de Finanças.
  • Felipe Mandawalli, vice-presidente de Integração.
  • Henrique Bilbao, vice-presidente de Internacionalização.
  • Walmoli Gerber Jr, vice-presidente de Marketing.
  • Diego Brites Ramos, vice-presidente de Relacionamento.

O grupo que comandará a entidade até 2024 pretende fortalecer cada vez mais a governança dos polos regionais de SC, consolidando o movimento de expansão que a ACATE promoveu por todas as regiões catarinenses nos últimos anos. 

Com ações de mapeamento da maturidade de cada região, a gestão pretende levar cada vez mais programas estratégicos como a incubadora MIDITEC e sua metodologia de desenvolvimento de startups; o programa de inovação aberta LinkLab, que conecta corporates com startups; além das Verticais de Negócios e a Rede de Investidores Anjo (RIA/SC).

Além de alcançar os 10% da economia catarinense nos próximos anos, a ACATE aposta em ações que possam ampliar o impacto da entidade no Estado. 

O engajamento dos empreendedores nas iniciativas da associação e a retenção de startups entre as associadas também estão no radar desta gestão.

O fortalecimento de eventos de todas as iniciativas e programas da entidade, além do anual Startup Summit, em parceria com o Sebrae, seguem sendo prioridades desta gestão. 

REFERÊNCIA PARA O PAÍS 

Na avaliação do presidente, o ecossistema catarinense é um dos principais e mais completos do país, com desafios de alcançar mais reconhecimento internacional. 

O cenário de crise macroeconômica e principalmente a revisão das teses de investimento de muitas gestoras de fundos impactam o setor em todo o país, mas, na opinião de Engelmann, menos em SC. 

A diversificação de segmentos que as empresas catarinenses atuam, não se concentrando em uma vertical ou em um tipo de tecnologia, também permite um menor impacto neste momento, completa. 

Por fim, a infraestrutura do estado, que ampliou e consolidou os centros de inovação nas principais regiões, a mão de obra qualificada e a presente qualidade de vida seguem sendo berços de muitos negócios, além de atrair empreendedores e empresas de outras regiões.

Esta gestão pretende seguir levando o nome de SC para todo o país e o mundo. 

A ACATE já tem projetos em desenvolvimento em São Paulo, Ceará, além de parcerias estratégicas com entidades nacionais e de estados como o Rio Grande do Sul. 

Em 2022, a ACATE completou 36 anos de atuação. 

Fundada em 1º de abril de 1986, a entidade ajudou a consolidar e é a principal representante do setor tecnológico catarinense, considerado um dos principais hubs de inovação do país.

Suas ações e programas estratégicos buscam aumentar o reconhecimento dessa indústria no estado, país e também internacionalmente. Reunindo mais de 1,5 mil empresas e organizações de base tecnológica, tem como missão promover a cultura da inovação em toda SC.

O empresário Iomani Engelmann:

“Queremos cada vez mais conectar empreendedores das nossas empresas que alcançaram destaque nacional e global com aqueles que estão iniciando suas jornadas”. 

"O mesmo faremos entre os polos regionais espalhados pelo Estado, levando boas práticas e recursos para amadurecer o ecossistema catarinense".

"O modelo de negócio das empresas catarinenses, majoritariamente B2B (que se relaciona exclusivamente entre empresas), favorece a injeção de capital para crescimento em cheques menores – diferente das teses de captação para negócios voltados ao consumidor final, colocados em xeque neste momento de crise de investimentos". 

"A força e a referência das empresas catarinenses, que só no ano passado passaram por R$ 10 bilhões em operações de fusões e aquisições, tem levado nossas iniciativas para fora". 

“Há mais espaço para crescer e atrair investimentos para fortalecer o setor. Estados como o Espírito Santo, por exemplo, criaram como política pública fundos próprios para investimento em startups, catapultando a economia da região”. 

PARCERIAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE NEGÓCIOS EM TI

Fundado em 1992, o Blusoft é a entidade que congrega as empresas do setor tecnológico de Blumenau e região.

É integrada por associadas de todos os portes, entre elas algumas das maiores empresas nacionais e multinacionais, como Senior, Benner, HBSIS Ambev, Philips e T-Systems, além de diversas startups.

A entidade promove diversas ações de integração, networking e geração de negócios, além de defender pautas relacionadas ao desenvolvimento do setor.

Venha interagir e crescer com as empresas mais inovadoras do mercado!

www.blusoft.org.br

(47) 3323-3598