GERAL

Blumenau é considerada a 3ª melhor cidade do Brasil

01/07/2022 14:30:00

Blumenau é considerada a 3ª melhor cidade do Brasil

Blumenau foi considerada a 3ª melhor cidade do Brasil de acordo com o ranking Melhores Cidades do Brasil 2022, publicado pela Revista Istoé. 

A análise, feita pela Agência de Classificação Austin Rating em parceria com a Editora Três, levou em conta indicadores fiscais, econômicos, sociais e digitais dos 5.570 municípios brasileiros. 

Eles foram classificados num ranking geral e por porte – grande, médio e pequeno.

Entre as cidades de grande porte, acima de 200 mil habitantes, Blumenau ficou com a segunda posição, atrás apenas de Joinville. 

Outra classificação de destaque foi na avaliação dos indicadores sociais, na qual Blumenau foi considerada a melhor entre as cidades de grande porte. 

Nesse quesito, foram avaliados índices como taxa de analfabetismo e escolaridade, renda, longevidade, taxa de mortalidade, além de avanços na prestação de serviços relacionados à saúde, educação, habitação e responsabilidade social.

O ranking avaliou ainda critérios como acesso digital ao conhecimento, mercado de trabalho, padrão de vida e desempenho no comércio exterior, entre outros; bem como fatores diretamente ligados à gestão pública, como capacidade de arrecadação e de pagamento, execução do orçamento e porcentagem de aplicação de recursos em saúde e educação.

HISTÓRICO DE DESTAQUES

No último ano, Blumenau tem sido destaque em diversos rankings e avaliações. 

O mais recente foi o prêmio de Governo Inovador, concedido pela Fapesc à Prefeitura em reconhecimento ao projeto de implantação da Central de Controle Operacional (CCO).

Ainda no quesito inovação, Blumenau é considerada a 16ª cidade mais inteligente do Brasil entre os 677 municípios brasileiros com mais de 50.000 habitantes, conforme o Ranking Connected Smart Cities de 2021. 

A sustentabilidade das ações municipais também se destacou. 

A Prefeitura foi a vencedora do prêmio Prêmio ODS na Prática em Santa Catarina de 2021, na categoria Poder Público.

No âmbito do crescimento econômico, Blumenau recebeu em abril deste ano, do Sebrae, o título de 2ª cidade mais empreendedora do país, e conquistou a primeira posição na geração de empregos de Santa Catarina e a 20ª do Brasil, conforme ranking divulgado pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

O município também foi destaque no Prêmio Raps de Inovação e Sustentabilidade 2021, com o Plano de Ação para Retomada Econômica implementado durante o período mais crítico da pandemia de coronavírus. 

Blumenau foi ainda considerada a 28ª cidade do Brasil que mais avançou em concessões e parcerias público-privadas no ano de 2021, conforme o Ranking Radar PPP.

Aspectos sociais do município foram destacados pelo Guia Tourist Maker, que classificou Blumenau como a 6ª melhor cidade da América Latina para se viver. 

Além disso, o Ministério do Turismo elencou a cidade como um dos 30 destinos mais estratégicos para o turismo no Brasil.