COMPETITIVIDADE

Programa da Fapesc oferece incentivo a internacionalização de pesquisa

27/04/2022 12:00:00

Programa da Fapesc oferece incentivo a internacionalização de pesquisa

O Programa Fapesc Abroad busca incentivar a internacionalização da Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI) de Santa Catarina. 

Uma chamada pública, lançada neste mês, regulamenta como os projetos aprovados em chamadas internacionais e convênios bilaterais podem ser co-financiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado (Fapesc). 

Há duas possibilidades para submissão das propostas: por meio de suplementos de editais internacionais em que a Fapesc fez a adesão; ou por meio de qualquer chamada internacional em que o pesquisador tenha sido aprovado.   

No caso da primeira possibilidade, fazem parte desta chamada pública, entre outros, os seguintes programas: Programa do Horizonte 2020, da União Europeia; Programa do Fundo Newton (Newton Fund), do Reino Unido; Programa Mobility Confap Italy, da Itália; Programa da Fundação Bill e Melinda Gates, dos Estados Unidos da América; Programa da Fundação Nacional de Ciência da Suíça (SNSF). 

Neste caso, a Fapesc publicará em sua página eletrônica a adesão aos editais internacionais promovidos pelas agências de fomento, parceiros estrangeiros e programas bilaterais. 

Pesquisadores vinculados a Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTI), públicas ou privadas, sem fins lucrativos, de Santa Catarina que forem aprovados nestas chamadas poderão submeter sua proposta à fundação para serem cofinanciados. 

O aporte de recursos financeiros por parte da Fapesc vai depender do acordo firmado entre as partes para cada chamada pública internacional.  

Já no caso dos editais internacionais em que a Fapesc não tenha feito a adesão, o pesquisador de uma ICTI catarinense deverá comunicar pelo e-mail [email protected] a aprovação para que haja a liberação de submissão na plataforma da Fapesc. 

Clique aqui para ter acesso ao edital