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Conheça 6 vantagens de vender em marketplace

17/04/2022 20:00:00

Descubra 6 vantagens de vender em marketplace e saiba como eles podem alavancar ainda mais o sucesso do seu empreendimento

Conheça 6 vantagens de vender em marketplace

Vantagens de vender em marketplace

Se você quer saber se realmente vale a pena vender em marketplace vai gostar deste conteúdo. Vamos te apresentar 6 vantagens deste formato de negócio. 

Vender em marketplace ou em e-commerce? Existe diferença entre esses dois termos? Será que vale mesmo a pena investir em marketplace? Quem está começando a se aventurar pelas vendas digitais, provavelmente, já se perguntou algumas dessas questões. 

Antes de decidir em qual plataforma serão realizadas as vendas, é importante conhecer um pouco mais sobre ela. Com o marketplace não é diferente. Ele é uma das melhores opções para quem quer vender pela internet, principalmente para os pequenos empreendimentos que encontram na plataforma uma espécie de vitrine, onde podem divulgar todos os seus produtos ou serviços. 

Segundo dados de um estudo realizado no ano de 2019, pela PwC, cerca de 95% dos consumidores do Brasil que realizaram compras online, foi através de um marketplace. Sendo assim, fica claro que vender em marketplace pode ser muito vantajoso. Pensando nisso, preparamos este artigo para te contar quais são essas vantagens. Continue acompanhando e conheça!

Qual a diferença entre marketplace e e-commerce?

Antes de mais nada, é preciso entender a diferença entre as duas opções disponíveis para se vender online. Cada uma possui suas próprias características e descobri-las é fundamental para definir qual é a melhor opção para o seu negócio. 

E-commerce

O e-commerce é uma loja virtual, ou seja, um comércio eletrônico em que a empresa é a única responsável por todos os processos. 

Para que as vendas sejam realizadas é necessário obter um site.  No e-commerce, o empreendedor pode fazer tudo como achar necessário, já que ele é o único dono da plataforma. Todos os custos de implementação e processos de manutenção são de responsabilidade do lojista. Resumindo, o e-commerce pode ser considerado como uma loja única e exclusiva. 

Marketplace

O marketplace pode ser definido como um shopping online, ou seja, diversas lojas em uma mesma plataforma. Eles compartilham o espaço em uma plataforma que pertence a outra empresa e conseguem realizar as suas vendas por meio de uma licença. 

Assim como um shopping físico, muitas vitrines ficam à disposição dos clientes, então não existe nenhuma exclusividade para os vendedores. Mas apesar disso, o lojista não precisa se preocupar com a estrutura e processos de manutenção ou implementação da plataforma. 

Enfim, podemos citar como a principal diferença entre o e-commerce e o marketplace é que no primeiro, o consumidor acessa diretamente o site da loja em que pretende fazer a compra e depois de realizada a compra, o produto é enviado para o endereço cadastrado.

Já no marketplace, muitas lojas compartilham o mesmo espaço. Mas, os empreendedores não precisam se preocupar com a implementação da plataforma e nem com os processos de manutenção. 

O que é preciso para vender em marketplace?

Agora que você já sabe a principal diferença entre vender em marketplace e em um e-commerce, chegou o momento de descobrir o que é preciso para vender em uma dessas plataformas e aumentar o crescimento do seu empreendimento. 

A primeira coisa que você deve fazer é um cadastro no site em que você irá vender os seus produtos, para isso é necessário reunir alguns documentos. Esses documentos serão solicitados pela plataforma de marketplace. 

É importante ressaltar que para realizar o cadastro a sua empresa deve ter CNPJ ativo, emitir notas fiscais e, também, possuir um certificado digital. Geralmente, a documentação do negócio solicitada para cadastro na plataforma é:

  • Comprovante de CNPJ;
  • Contrato social atualizado;
  • Declaração do regime de tributação.

Esses documentos servem para comprar a credibilidade da empresa e garantir a segurança dos consumidores. 

6 vantagens para começar a vender no marketplace

Vender em marketplace tem se tornado uma das principais opções para os empreendedores que querem atrair ainda mais clientes. Para ter uma ideia, no ano de 2020 as vendas nessas plataformas tiveram um crescimento de 38%, totalizando cerca de R$73,2 bilhões em faturamento. 

Que tal conhecer agora algumas das principais vantagens de vender em marketplace? Olha só. 

Aumento das vendas

Exatamente por oferecer uma vasta opção de produtos, de inúmeros segmentos, o marketplace acaba atraindo um público bem diverso, com um volume considerável.  Isso faz com que o lojista tenha um aumento de visibilidade e atraia novos consumidores, que acabam tendo o primeiro contato com a marca por meio da vitrine online.  

As diferentes opções de ofertas também fazem com os consumidores passem mais tempo navegando no site e, consequentemente, voltem com certa frequência. Até porque é muito mais fácil e prático realizar as compras em um só lugar, do que ter que pesquisar em vários lugares e fazer compras picadas.  

Menos investimento em marketing

Uma das principais vantagens do marketplace é que ele ajuda a reduzir os gastos com marketing e divulgação. Geralmente, as plataformas oferecem um espaço de divulgação para as empresas colocarem seus produtos ou serviços.  

Como grande parte deles trabalha com um tipo de porcentagem ou comissão sobre as vendas realizadas, os marketplaces acabam investindo em propaganda e mídia, considerando toda a estratégia por trás, isso beneficia também os empreendedores que utilizam essas plataformas. 

Maior retenção

Quando você começa a utilizar uma plataforma para vender em marketplace, significa que você está abrindo um novo ponto de venda. Sendo assim, expandir a sua presença nos formatos digitais aumentam as suas chances de atrair novos clientes e consumidores interessados pela sua marca. Mas vale ressaltar que isso também traz mais responsabilidades na hora de lidar com os novos clientes, por esse motivo ter um sistema de gestão empresarial para auxiliar no controle das vendas pode ser interessante. 

Facilidade para começar a vender

Esse é um dos pontos que mais atraem os novos empreendedores. Quem está começando a vender no meio digital, não tem muita noção de onde ou como começar.

Por isso, vender em um marketplace pode ser a melhor solução. Com ele é possível apresentar o nome da marca ao mercado e atrair ainda mais clientes, sem precisar se preocupar em desenvolver toda a estrutura de um e-commerce. 

Maior alcance

Quando você estabelece a sua marca em um marketplace, você aumenta significativamente a sua visibilidade e dos seus produtos. Como essas plataformas recebem inúmeras visitas diariamente, fica mais fácil alcançar cada vez mais clientes. 

Menos preocupação com integrações

Quando você escolhe um marketplace para fazer as suas vendas, é possível aproveitar toda a estrutura que as plataformas oferecem sem se preocupar com toda a burocracia de ter que lidar com códigos, funcionalidades, integração das formas de pagamento, segurança, entre outros detalhes que podem ser muito estressantes. 

Escolha bem o seu marketplace, escolha soluções integradas

Como existem diversas opções de marketplace espalhadas pela internet, escolher uma pode ser um trabalho bem complicado. Por isso, aqui vão algumas dicas para te ajudar neste momento.

Antes de mais nada, você precisa saber em qual opção de marketplace você vai vender. Existem três opções para você escolher: 

  • B2B - Business to Business;
  • B2C - Business to Consumer;
  • C2C - Consumer to Consumer.

Depois de definir qual o modelo mais se encaixa no seu negócio, fica mais fácil encontrar a plataforma ideal. Outro fator importante que deve ser considerado na sua decisão são as funcionalidades oferecidas pela plataforma.

Leve em consideração o atendimento, suporte, opções de personalização e, claro, a satisfação dos clientes.