GESTÃO

Zurich Airport Brasil desenvolve ferramenta para gestão multi aeroportos no CCA

15/02/2022 12:00:00

Zurich Airport Brasil desenvolve ferramenta para gestão multi aeroportos no CCA

A Zurich Airport Brasil, administradora dos aeroportos de Florianópolis, Vitória e Macaé, implantou um formato de gestão inovador para o Centro de Coordenação Aeroportuária (CCA). 

A implementação do ROC (Remote Operational Center) traz uma solução completa e integrada, que permite o monitoramento, acesso e atuação remota no controle de operação dos aeroportos, a partir de uma base central.

Com a integração de diferentes sistemas, a equipe que atua no ROC se conecta a qualquer um dos aeroportos da empresa.

O acesso remoto permite o manuseio do sistema integrado, possibilitando a administração de tarefas como alocação de aeronaves, comunicação com a Torre de Controle, comunicação com a equipe de pátio, além do próprio CCA local.

A solução desenvolvida pelos times de Tecnologia (TI) e Operações da concessionária levou cerca de quatro meses, entre fases de estudos e testes, até a implementação, iniciada em janeiro de 2022.

A Zurich Airport Brasil é uma empresa do grupo Zurich Airport e tem, por 30 anos, a concessão dos aeroportos de Florianópolis, em Santa Catarina, Vitória, no Espírito Santo, e Macaé, no Rio de Janeiro.

O CEO, Ricardo Gesse, reforçou:

“Elevamos o escopo do Centro de Coordenação Aeroportuária a outro nível, desenvolvendo um modelo pioneiro em nossos aeroportos". 

"Com o acesso integral e remoto, ganhamos em performance, garantindo um controle e atuação mais eficazes, ampliando a capacidade de atendimento e de segurança, além de possibilitar uma comunicação mais fluida entre os aeroportos do grupo. Tudo isso gera ainda mais excelência operacional".