TECNOLOGIA

Udesc abre inscrições para curso gratuito de criação de apps e programação Python

14/02/2022 16:30:00

Udesc abre inscrições para curso gratuito de criação de apps e programação Python

Jovens que tenham concluído o Ensino Médio a partir de 2020 – ou que estejam atualmente no 3º ano – já podem se inscrever para um curso gratuito voltado à criação de aplicativos móveis com blocos e programação na linguagem Python. 

O curso é oferecido pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), no Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), em Florianópolis.

As inscrições para o curso Criando Apps com Blocos e Programação Python podem ser feitas até 22 de fevereiro, por meio de formulário on-line

São 30 vagas, que serão preenchidas prioritariamente por alunos de escola pública e pelos mais jovens. 

Não é preciso ter conhecimento prévio de programação.

Estudantes de graduação da Udesc também podem se inscrever, mas ficam com as vagas que não forem preenchidas pelo público externo.

A prioridade neste caso é para os calouros 2021/2.

As aulas serão presenciais, no período da tarde.

 Além das 160 horas de aulas, estão previstas mais 64 horas de atividades realizadas remotamente. 

O curso terá duração de três meses, de 2 de março a 27 de maio.

O programa do curso inclui conhecimentos sobre a linguagem de programação Python (com módulos sobre programação introdutória e programação orientada a objetos). 

Os alunos também aprenderão a usar ferramentas de desenvolvimento e programação web e banco de dados.

Para realizar sua inscrição, acesse udesc.br/esag/extensao/criandoapps.

MERCADO DE TRABALHO 

O objetivo do curso gratuito é ampliar o acesso à formação em tecnologias da informação e comunicação (TIC) a jovens que estão ingressando no mercado de trabalho. 

A demanda foi levada pela Associação Catarinense de Tecnologia (Acate) ao Governo do Estado. A Udesc e a Fundação Escola de Governo ENA' foram então acionadas para propor o curso em parceria. 

De acordo com o pró-reitor de Extensão, Cultura e Comunidade da Udesc, Mayco Morais Nunes, este primeiro curso oferecido pela Udesc Esag é um projeto-piloto. 

Segundo ele, será o primeiro de muitos cursos de extensão gratuitos, com professores qualificados, que a Udesc pretende expandir para os demais centros.