INDÚSTRIA

Indústria catarinense fecha 2021 com o segundo maior crescimento do país

14/02/2022 08:30:00

Indústria catarinense fecha 2021 com o segundo maior crescimento do país

Com um crescimento de 10.3%, a produção industrial de Santa Catarina superou o dobro da média nacional, de 4,3%, representando o segundo maior crescimento entre os 14 estados pesquisados, atrás apenas do Espírito Santo. 

Os dados divulgados nesta semana são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), referentes ao acumulado de 2021.

O setor metalúrgico foi o que mais impulsionou o crescimento da produção indústria de 2021 com uma expansão significativa de +42,3%, seguido pelo automobilístico (+ 39,2%) e o de máquinas e equipamentos (+22,5%). 

O segmento do vestuário e acessórios (+19,1%) e de têxteis (+14,5%) também tiveram crescimento destacado. 

O único segmento que retraiu foi o de produtos alimentícios (-10,4%).

DESTAQUES DE 2021

O ano de 2021 foi marcado por um crescimento também no setor de serviços e no comércio varejista em SC. 

O volume de serviços produzidos no estado teve crescimento de 14,7% em 2021, quando a média brasileira variou 10,9%. 

Foi o quinto maior crescimento entre todos os estados, sendo o maior do Centro-Sul do País. 

Além disso, a variação do volume de vendas do comércio varejista ampliado cresceu 8,6%, frente a uma média nacional de 4,5%. 

O secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Luciano Buligon, destaca:

“O setor industrial é fundamental para o desenvolvimento econômico dos estados. É fato histórico que países com força neste setor mostraram mais crescimento, o que se replica nas esferas regionais”. 

“Portanto, os números, mais uma vez, reforçam a importância e a competitividade de Santa Catarina no cenário nacional”. 

"Seguimos empenhados em ações concretas para o fortalecimento da economia neste momento tão crucial aos catarinenses no combate à pandemia e na saúde das pessoas”.

Para o economista da SDE, Paulo Zoldan, a economia de Santa Catarina vive um ciclo virtuoso:

“Os dados consolidados de 2021 demostram um crescimento robusto e difuso entre os mais diversos setores e segmentos da economia, confirmando a competitividade do Estado na comparação com os demais estados brasileiros". 

“Além da produção econômica voltada para o mercado interno, o Estado teve desempenho positivo e acima da média no que se refere também ao comércio exterior”. 

“Esse resultado deverá se refletir na expansão do PIB, que terá uma das maiores taxas de crescimento do país e também na geração de postos de trabalho”. 

"A economia estadual teve o maior saldo de empregos formais da série histórica em 2021 e manteve a menor taxa de desemprego do Brasil”.

 

CONTEÚDO OFERECIDO POR MAINHARDT CONTABILIDADE

Em mais de 50 anos, temos o orgulho de ser uma das maiores empresas com foco em gestão em todo o estado de Santa Catarina.

Nessa caminhada, adquirimos uma sólida experiência de mercado que nos fez expandir horizontes, atingir outros públicos e construir parcerias de grande sucesso.

Temos um time de profissionais focados em entregar prazos e resultados para os clientes.

Para isso, investimos em constante atualização e capital humano, promovendo a cultura de uma parceria duradoura com nossos clientes

Converse com o nosso time:

(47) 3231-8800
[email protected]
 www.mainhardt.com.br