SUSTENTABILIDADE

Catarinense Core Case lança produto para mineração feito de resíduos de lixo

09/02/2022 12:30:00

Catarinense Core Case lança produto para mineração feito de resíduos de lixo

A marca canadense-brasileira Core Case, que possui sede em Santa Catarina, é especializada na produção de artigos para mineração e acaba de lançar ao mercado nacional um marco de sondagem feito a partir de resíduos de lixo. 

O produto é fabricado com materiais que foram recolhidos em praias do Sul do país ao longo do ano. 

A coleta tem sido realizada por meio do projeto We Nature, iniciativa viabilizada pela marca em parceria com a ONG Eco Local Brasil, há cerca de dois anos.

Daniel Bortowski Carvalho, geólogo e também diretor da marca responsável pelo lançamento do produto, explica que o marco de sondagem convencional é feito de concreto. 

Segundo ele, a peça precisa ser feita de um material resistente para cumprir o seu papel. 

O executivo conta que ao passar pelo processo de compressão, a matéria-prima criada a partir do lixo adquire as propriedades necessárias para desempenhar a função com a mesma qualidade do produto padrão.

O marco de sondagem feito de resíduos chegou ao mercado brasileiro no início de 2022, levou cerca de um ano para ser desenvolvido e custa o equivalente ao item feito de concreto. 

Em junho deste ano a peça deve ser apresentada ao mercado internacional. 

A marca vai expor o produto na PDCA - Prospectors & Developers Association of Canada, considerada a feira mais importante do mundo no setor de pesquisa mineral.

Além da produção dos cases e do marco de sondagem sustentáveis, a Core Case também lançou outros itens úteis para uso em praças de sondagem, tais como lixeira, mesa e banqueta. 

Daniel Bortowski Carvalho comenta: 

“Há 11 anos desenvolvemos cases para a mineração feitos a partir de plástico reciclado, itens que foram muito bem aceitos no mercado". 

"Com o projeto de limpeza das praias, no início de 2020, observamos que também poderíamos dar novos destinos aos resíduos recolhidos". 

"A partir daí iniciou a criação de uma nova linha de produtos para atender este mercado que está aberto às alternativas mais sustentáveis”.

Eduardo do Rosário, gerente da marca, observa:

“Outra peça que já está no mercado são os vasos para plantas, também feitos a partir de resíduos. No ano passado, a ação de limpeza das praias e encostas resultou numa coleta de 43 toneladas de lixo”.