COMÉRCIO

Levantamento da CDL aponta aumento nas vendas de Natal do comércio de Blumenau

26/01/2022 14:00:00

Levantamento da CDL aponta aumento nas vendas de Natal do comércio de Blumenau

Um levantamento realizado pela CDL Blumenau apontou que o saldo das vendas de Natal no município foi positivo para a maioria dos entrevistados. 

Para o estudo, a entidade conversou com 62 lojistas de 12 bairros de Blumenau, incluindo o Centro, que atuam em diversos segmentos.

Quando perguntados sobre como foram as vendas de Natal em 2021 se comparado ao mesmo período de 2020, a maioria (64,5%) disse que vendeu mais no último ano. 

Para 19,4% as vendas entre os dois períodos ficaram parecidas e para 16,1% as vendas, no último Natal, foram menores do que no mesmo período de 2020.

O levantamento também apurou dados sobre o faturamento, indicador que reflete no ticket médio. 

Ao comparar o faturamento de dezembro de 2021 ao mesmo período de 2020, os números seguem a mesma tendência em relação às vendas. 

Para 56,5%, o faturamento foi melhor no Natal de 2021 se comparado ao ano anterior; 25,8% consideraram que dezembro de 2021 foi parecido com dezembro de 2020 e 17,7% calculam que o último ano foi pior.

Para maior compreensão do cenário, o levantamento trouxe dados que comparam as vendas de Natal de 2021 com as de 2019, período anterior à pandemia de coronavírus. 

A maioria dos empresários (43,5%) analisaram que dezembro de 2021 foi melhor do que dezembro de 2019 e 24,2% avaliaram que nos dois períodos o faturamento foi similar.

Entretanto, neste contexto, observa-se um número maior de empresários que tiveram queda no faturamento, sendo que 32,3% apontaram que dezembro de 2021 foi pior do que dezembro de 2019.

Para o presidente da CDL Blumenau, Eduardo Soares, ao analisar todo o cenário, o resultado é positivo:

“Esta análise do faturamento demonstra que a retomada da economia está acontecendo e que o varejo está fortalecido. Sabemos que, em alguns casos, o aumento de faturamento é por conta dos aumentos dos custos das mercadorias. No entanto, no geral, o aumento foi real, representando uma consequência do crescimento de vendas”.

Outra observação feita por Soares é que uma parcela desse resultado positivo pode ser reflexo dos abonos pagos pelos governos Federal e Estadual, pelos tradicionais recursos pagos no fim de ano como o 13º salário e férias e pelo ótimo momento em que Blumenau vem se destacando na economia e na geração de empregos:

“É a economia girando, garantindo emprego e renda à população. É um período essencial para o varejo que beneficia todos”.