PARCERIAS

Interplast e Zextec Nano evidenciam tecnologia que produz plásticos mais resistentes que aço

24/01/2022 15:30:00

Interplast e Zextec Nano evidenciam tecnologia que produz plásticos mais resistentes que aço

A Messe Brasil, organizadora da Interplast, acaba de estabelecer parceria com a Zextec Nano, divisão da Zextec, especializada em melhoria de processos industriais, com foco no desenvolvimento de nano soluções a partir do grafeno, que permite produzir plásticos mais resistentes do que o aço.

Na feira, será apresentada a tecnologia do grafeno para polímeros, o que atribui melhores propriedades térmicas e mecânicas as peças plásticas. 

O uso do grafeno permite também, melhorias no processo de moldagem do próprio material, reduzindo ciclos de produção em processos de injeção. 

As aplicações podem ser feitas em termoplásticos, termorrígidos e elastômeros.

Em compósitos, que já tem a função de substituir outros materiais em ganhos de resistência mecânica e redução de peso, o uso do grafeno potencializa ainda mais essas propriedades. 

As aplicações são feitas em compósitos para prototipagem e resinas especiais.

Para aplicação em embalagens, a grande vantagem do grafeno é a propriedade bactericida. 

O uso de embalagens com grafeno para produtos perecíveis aumenta o tempo de armazenamento e reduz os custos de produção.

Além do estande na feira, a parceria viabilizou a realização do Seminário, no dia 6 de abril, sobre a produção tecnológica do grafeno, como surgiu, aplicação no mercado, como viabilizar projetos de investimento na indústria do plástico e um painel com empresas que usam a tecnologia.

TECNOLOGIA DO GRAFENO

O grafeno vem sendo considerado um material de 1001 utilidades e um dos elementos que vão revolucionar a indústria tecnológica devido a sua resistência, leveza, transparência e flexibilidade, além de ser um ótimo condutos de eletricidade.

Na prática, o grafeno é um material mais forte (200 vezes mais resistente do que o aço), mais leve e mais fino que existe (espessura de um átomo). 

Para se ter ideia, 3 milhões de camadas de grafeno empilhadas tem a altura de 1 milímetro. 

Além disso, pode ser mergulhado em líquido, sem enferrujar ou danificar a composição, e é extremamente barato para ser produzido.

A INTERPLAST

A Interplast - Feira e Congresso de Integração da Tecnologia do Plástico, ocorre entre os dias 5 a 8 de abril de 2022, no Centro de Convenções e Exposições EXPOVILLE, em Joinville.