PARCERIAS

Quantum Engenharia passa a integrar a Rede Brasil do Pacto Global

08/12/2021 14:00:00

Quantum Engenharia passa a integrar a Rede Brasil do Pacto Global

A Quantum Engenharia, empresa de São José que atua em diversos segmentos do setor elétrico em todo o país,  acaba de ingressar na Rede Brasil do Pacto Global.

Trata-se de uma iniciativa da Nações Unidas (ONU) para mobilizar a comunidade empresarial na adoção e promoção, em suas práticas de negócios, de Dez Princípios universalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. 

Com a criação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o Pacto Global também assumiu a missão de engajar o setor privado nesta nova agenda.

Entre as ações de sustentabilidade já desenvolvidas pela Quantum estão a elaboração de estudos e execução de projetos de sistemas de energia solar fotovoltaica. 

Desde 2015, a empresa executou mais de cem sistemas, que produziram aproximadamente 12,5 GWh e foram responsáveis pela economia na emissão de cerca de 6.800.000 kg de CO² até hoje. 

Ou seja, o equivalente ao plantio de mais de 175.000 árvores ou evitar cerca de 45.500.000 km rodados de carro. 

Atenta também ao bem estar dos colaboradores, a Quantum mantém um canal de Compliance para denúncias a fim de evitar qualquer desvio aos direitos humanos, corrupção e atividades antiéticas. 

Além disso, segue a política de respeito à diversidade entre gêneros e raças e investe em treinamentos contínuos sobre Saúde e Segurança. 

A Quantum também participa e promove programas e campanhas voltados à comunidade, oferece vagas para menores aprendizes e faz doações às entidades e ONGs da região. 

Esses são alguns dos projetos que contribuem para o cumprimento dos Objetivos de Sustentabilidade do Pacto Global, parte delas já executadas pela Quantum e outras que serão implementadas como plano de ação.

Criado em 2000, o Pacto Global foi idealizado pelo ex-secretário-geral da ONU Kofi Annan e dá aos membros acesso a ferramentas que contribuirão para ampliar o envolvimento da Quantum com os temas de sustentabilidade e com as discussões na área. 

Também possibilita a participação em programas locais e internacionais, dentre os quais os grupos temáticos que conduzem projetos nas áreas de Água, Alimentos e Agricultura, Anticorrupção, Direitos Humanos e Trabalho, Energia e Clima e ODS. 

Com mais de 17 mil participantes em quase 170 países, a iniciativa conta com mais de 1300 membros no Brasil, país que possui a terceira maior rede no mundo.

Ao integrar o Pacto Global nos comprometemos a reportar anualmente o nosso progresso em relação aos 10 princípios.  

Assim, a iniciativa estimula a evolução constante das práticas internas de sustentabilidade.

As empresas que quiserem fazer parte, podem encontrar mais informações neste link