INVESTIMENTOS
Catarinense Yungas recebe investimento do Grupo SMZTO
07/12/2021 14:00:00
O Private Equity SMZTO anunciou na última semana, um investimento estratégico na catarinense Yungas.
A empresa possui uma plataforma de gestão e comunicação entre franqueadora e franqueados.
A plataforma é capaz de centralizar demandas e comunicados, antecipar processos e medir o Health Score de grandes redes.
A métrica acompanha o nível de satisfação e performance dos operadores de franquias.
Até o final de outubro de 2021, a Yungas contabilizou um aumentou de 207% no faturamento em comparação com o mesmo período do ano passado.
Com o acordo, a SMZTO, principal grupo de investimentos em franquias no país, busca otimizar os processos internos de comunicação de suas investidas, se aproximar dos franqueados e auxiliar a empresa com a aquisição de novos clientes.
Os valores da transação não foram divulgados.
O investimento na Yungas é o primeiro realizado pelo private equity no segmento de tecnologia.
Até o final de 2022, a SMZTO projeta investir até R$ 50 milhões na aquisição de participações em novas startups.
O foco será centrado em fintechs e fornecedores de softwares de gestão (ERPs).
Atualmente, a Yungas presta serviços para três marcas do Grupo SMZTO – Instituto Embelleze, Peça Rara e Instituto Gourmet.
Com a compra de participação por parte do private equity, a empresa também passará a atender a holding.
YUNGAS PROJETA 30 MIL FRANQUIAS ATÉ 2025
A Yungas atingiu a marca de 3,5 mil franquias atendidas no Brasil no primeiro semestre de 2021, prestando serviços para redes consolidadas e com presença em todo território nacional.
Entre as marcas atendidas estão Stone, New Era Cap, Escola Guga Tênis, Johnny Rockets e Delivery Much.
Para o próximo ano, a retail tech projeta captar clientes de uma seleta wishlist, que reúne 16 redes no Brasil em verticais como alimentação, cosméticos, bebidas e combustíveis.
Guilherme Reitz, CEO da Yungas, comenta:
“Estamos atentos ao crescimento desse mercado e oferecemos uma solução para sanar uma dor recorrente: unificar e padronizar a comunicação e gestão, para maior eficiência e rentabilidade dos negócios, com o uso de dados para tomada de decisões estratégicas”.
“Nosso objetivo é atingir 30 mil franquias até o fim de 2024, além de prospectar empresas que operam em rede com lojas e unidades próprias.”
Reitz destaca que o investimento é muito estratégico para a expansão e consolidação da proposta da empresa no mercado:
“É uma grande satisfação saber que somos a primeira empresa do setor de tecnologia a ser investida pelo Grupo. Além de agregar para nosso crescimento, vamos trazer nossa expertise para a própria holding.”
João Vicente Conte, líder da área de Inovação do grupo SMZTO, explica:
“Além dos investimentos que realizamos em empresas franqueadoras, estamos construindo um hub de inovação para o sistema de franquias”.
“Vamos trazer empresas de tecnologia com alto potencial de escala para atender nossas investidas e seus franqueados, otimizando a gestão e a comunicação entre todos os elos da cadeia, além de facilitar nossa aproximação com a ponta."
O CEO da SMZTO, Bruno Semenzato, enxerga um enorme potencial na nova marca investida pelo grupo:
“A Yungas irá trazer informações mais precisas sobre o que os franqueados pedem às franqueadoras, quanto tempo os pedidos levam para serem respondidos e quais as dores dos franqueados quanto às franqueadoras. Acessando esses dados, teremos melhores condições de gerar mais valor para os franqueados".
IPM - Sistemas em cloud computing para a gestão pública
SCMC - Plataforma colaborativa com foco em moda e inovação
Actus Auditores Independentes - Auditoria independente, consultoria e assessoria
TeleWorld - A tecnologia a favor da saúde e segurança do trabalhador
Seprosc - Sindicato das empresas de software de Santa Catarina