MAINHARDT CONTABILIDADE
Câmara quer Refis com regras iguais para todas as empresas
24/11/2021 11:30:00
De acordo com notícia vinculada pela Valor Econômico, líderes da Câmara dos Deputados preparam uma “manobra regimental” para terem a palavra final sobre as regras do futuro Refis (programa de refinanciamento de dívidas tributárias).
A intenção é que todas as empresas tenham acesso ao mesmo número de parcelas, valor de entrada e desconto nas multas, independentemente da queda de faturamento.
A versão aprovada pelo Senado, de autoria do presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e de relatoria do líder do governo, senador Fernando Bezerra (MDB-PE), estabelecia regras e uma graduação:
- quem perdeu mais faturamento ao longo da crise provocada pela pandemia teria parcelamento e descontos maiores, enquanto quem não teve queda de receita teria condições mais duras para refinanciar suas dívidas tributárias com o governo federal.
Se fosse votado o projeto de Pacheco, os senadores decidiriam sobre as emendas da Câmara e poderiam rejeitá-las.
A mudança nas regras de adesão e parcelamento foi antecipada pelo Valor em agosto.
Assim que assumiu a relatoria do projeto, o deputado André Fufuca (PP-MA) disse que o certo é equiparar as regras para todas as empresas, independentemente de qual o percentual de queda do faturamento.
Outra mudança que será feita pelo relator será definir explicitamente no projeto que o desconto nos juros e multas das dívidas parceladas no Refis não poderá ser tributado pela Receita Federal.
No parcelamento anterior, em 2019, o Fisco decidiu cobrar imposto de renda, CSLL e PIS/Cofins sobre o "ganho patrimonial" com a redução desses pagamentos.
A medida foi contestada na Justiça, que tem concordado com a cobrança.
Fufuca disse ao Valor que ainda será necessário discutir com os partidos o texto antes de votá-lo.
A votação do Refis estava condicionada pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), à aprovação da reforma do Imposto de Renda (IR) pelo Senado, o que não deve ocorrer.
Lira tendia a segurar mais o projeto, mas recebeu apelo de empresários para a votação.
Ainda nesta segunda-feira (22), Arthur Lira afirmou que vai pautar o projeto que reformula o Refis e que a proposta deve ser aprovada, mas não definiu datas.
CONTEÚDO OFERECIDO POR MAINHARDT CONTABILIDADE
Em mais de 50 anos, temos o orgulho de ser uma das maiores empresas com foco em gestão em todo o estado de Santa Catarina.
Nessa caminhada, adquirimos uma sólida experiência de mercado que nos fez expandir horizontes, atingir outros públicos e construir parcerias de grande sucesso.
Temos um time de profissionais focados em entregar prazos e resultados para os clientes.
Para isso, investimos em constante atualização e capital humano, promovendo a cultura de uma parceria duradoura com nossos clientes
Converse com o nosso time:
(47) 3231-8800
[email protected]
www.mainhardt.com.br
Fischer Advocacia - Expanding Your Business Overseas
Fundação Fritz Müller - Hub de conhecimento
CDL Blumenau - Câmara de Dirigentes Lojistas de Blumenau
Blusoft - Polo Tecnológico de Informação e Comunicação da Região de Blumenau
Sankhya - A melhor solução de gestão para o seu negócio
Oktoberfest Blumenau 2026 fortalece operação sustentável com a Veolia
Pelo quinto ano seguido a empresa atua como parceira de sustentabilidade, cuidando do reaproveitamento de resíduos
Karsten reforça modernização industrial ao completar 144 anos de trajetória
Investimentos em tecnologia, modernização do parque fabril e expansão internacional marcam o novo ciclo da companhia catarinense
Plaenge anuncia quinto lançamento da marca em Joinville, com VGV de R$ 160 milhões
Hausgarten contempla 70 apartamentos em uma das regiões mais valorizadas da cidade
Colotop lança edição Rosé e destina 10% da renda à Rede Feminina de Combate ao Câncer em Blumenau
Dentro do Outubro Rosa, empresa têxtil de Blumenau repassa parte da renda da edição limitada à entidade; parceria é mantida desde a fundação, em 2017








