EVENTOS

Profissionais trocam experiências em VII Fórum Discuta Lean, realizado em Brusque

22/10/2021 14:00:00

Profissionais trocam experiências em VII Fórum Discuta Lean, realizado em Brusque

Foi realizada nesta quinta-feira (21), em Brusque, a sétima edição do Fórum Discuta Lean, o maior evento do sul do país sobre o assunto. 

O tema foi “Melhoria contínua e os processos digitais”.

Em formato híbrido, presencial no Tri Hotel Executive e com transmissão ao vivo pela internet, o fórum mobilizou empresas, profissionais e universitários a buscarem novas formas de superar os desafios impostos pela competitividade e inovação nas empresas brasileiras.

Por meio de 14 palestras, o fórum apresentou ferramentas, métodos e técnicas base para implementar processos de transformação da jornada lean. 

Também contou com cases de sucesso e o compartilhamento de conhecimento entre profissionais e empresas, em busca das melhores práticas.

O VII Fórum Discuta Lean contou com patrocínio da LeanWay Consulting, Isoflex Gestão Visual, Famak Automação Industrial, Ápice  Educação Executiva e apoio institucional do Lean Institute Brasil, Kaizen Institute, Unifebe e  Grupo de Inovação e Desenvolvimento da Indústria Brasileira (GIDIB). 

LANÇAMENTO DE LIVRO

O conhecimento gerado nas edições anteriores do fórum foi novamente transformado em livro. 

Durante a abertura da sétima edição do evento foi realizado o  lançamento da 2º Edição do Livro do Fórum Discuta Lean, compartilhando as experiências de 15 autores que já passaram pelo fórum.

PALESTRAS E PÚBLICO 

O gerente de Operações do Kaizen Institute Brasil, Silvio D Aquino, foi o primeiro a palestrar para o público, com o tema “A integração do Lean / Kaizen e a Indústria 4.0!”. 

De acordo com ele, a integração entre o lean e a indústria 4.0 tem muito a ver com a sustentabilidade no dia a dia de uma organização e é necessário que as pessoas se envolvam nos processos:

“As recomendações que trouxemos tem por base aquilo que chamamos de sistema sociotécnico, um termo estudado há vários anos na indústria da extração mineral, que diz que basicamente os sistemas são compostos por um sistema técnico e um social". 

“O técnico está relacionado com a infraestrutura, equipamentos, tecnologia, trazendo a indústria 4.0. E o composto social está relacionado com os dados comportamentais, que é o desenvolvimento das pessoas”. 

"O assunto de hoje tem a ver com a integração do lado técnico com o lado social. A falha na implementação de qualquer mudança, seja ela Lean, ou qualquer outra, tem muito a ver  com isso: a gente foca muito na ferramenta e às vezes pouco no desenvolvimento das pessoas”.

Para o gestor industrial da empresa Banana Brasil de Joinville  Leandro Possamai, que participa pela quarta vez do Fórum Discuta Lean, é muito importante se manter atualizado na área de atuação e o evento contribui nesse sentido:

“Sempre tive uma experiência muito prazerosa nas edições do Discuta Lean. O nível  profissional dos palestrantes e a experiência deles é bastante relevante". 

"É sempre importante esse tipo de atualização, onde você encontra amigos e troca experiências. O lean é muito de experimentação, então, vir aqui, ter a oportunidade de absorver conhecimento e aplicar na prática é a coisa mais gratificante. Como se diz “hoje melhor do que ontem e amanhã melhor do que hoje”, acho que isso resume a filosofia”. 

Simone Ferreira da Rosa, analista lean na Ciser, em Araquari, também participou da programação pela quarta vez:

“Estava com saudade de ver as pessoas mais de perto e realmente conversar, porque quando a gente passa por uma pandemia e só tem o contato mais virtual, perdemos aquela proximidade". 

"Então, estava bastante ansiosa por esse momento. A partir deste evento, a gente sempre consegue adaptar alguma coisa para a nossa realidade”. 

Já no período da tarde, o fundador e CEO da Lean Way Consulting e Consultor Sênior da Hirayama Consulting - Japão, palestrante Paulo Ghinato, falou sobre “Gestão de Fluxos: A Essência da Gestão de Operações Lean”:

“A gestão de fluxo pode parecer complexa, mas é muito simples por meio do controle de três dos principais componentes da gestão de fluxo de qualquer entidade, materiais, informações e pessoas. São os três Rs: ritmo, rodas inequívocas e rotinas de movimentação.

Os organizadores e fundadores do evento, Daniel Lorenzon dos Santos e Joziel J. Corrêa, destacam:

“Hoje, mais de 100 empresas e profissionais consolidam o Discuta Lean como um ambiente para o fomento da melhoria contínua dos serviços e a manufatura avançada, além de um espaço para networking com os melhores profissionais do país”.