PROFISSIONAIS

Aumentam contratações de profissionais 40+ nas empresas

01/10/2021 16:00:00

Aumentam contratações de profissionais 40+ nas empresas

As contratações de pessoas acima dos 40 anos deram um salto em 2021. 

Levantamento da plataforma de tecnologia para recursos humanos Gupy mostrou que houve um crescimento de 217% na busca por profissionais 40+. 

No primeiro semestre, 10% das vagas publicadas pela empresa foram preenchidas pela faixa etária de 40 a 50 anos. 

Segundo o estudo, as áreas que mais geraram empregos para o grupo foram Operações (30,14%), Serviço ao Cliente (17,74%), Tecnologia (12,17%), Comercial (11,32%) e Finanças e Administração (9,48%).

Apesar de o senso comum achar o contrário, empresas de tecnologia estão olhando com mais carinho para a contratação de pessoas mais sêniores. 

É o caso de Alex Rodrigues, analista de SEO na Movidesk, startup blumenauense que atua com soluções de atendimento ao cliente. 

Carioca e publicitário de formação, Rodrigues, que tem 50 anos, conta que esse contato com profissionais de outras faixas etárias representa um aprendizado mútuo.

Ele destaca que na equipe em que trabalha, as pessoas possuem, em grande parte, de 25 a 35 anos. 

Segundo ele a relação é ótima e não há um choque geracional, mas sim muito respeito. 

De acordo com o analista, a dica para pessoas mais velhas que querem mudar de área e ter contanto com gerações mais jovens é ter coragem:

“Caso alguma coisa não saia da melhor forma, é só tentar novamente. O que vale é mergulhar de cabeça. E se a empresa demonstrar algum tipo de preconceito com a questão da idade, é só procurar outra, visto que as organizações estão cada vez mais atentas para essa questão”.

Para Maria Alejandra Nadruz Gonzalez, CHRO (Chief Human Resources Officer) na Movidesk, a contratação de colaboradores 40+ é uma tendência que só beneficia as organizações:

“Assim, é possível aumentar a diversidade e contar com a experiência desses profissionais, que têm a chance de se aprimorar em novos campos e trabalhar em ambientes mais dinâmicos e inovadores”.

A executiva reforça que montar times com diferentes idades pode ser uma experiência transformadora para todos os envolvidos:

“A maturidade, a valorização das relações de trabalho e o comprometimento dos profissionais mais velhos complementa a sede de conhecimento e o imediatismo dos mais jovens". 

"A troca e o equilíbrio são fundamentais para a manutenção de times mais seguros, eficientes e engajados com a cultura e o propósito organizacional”.