PREMIAÇÂO

Termotécnica conquista Prêmio ABRE com a conservadora para transporte de mangas para exportação

08/09/2021 17:00:00

Termotécnica conquista Prêmio ABRE com a conservadora para transporte de mangas para exportação

A Termotécnica, líder em soluções de embalagens em EPS (isopor - marca registrada de terceiro) na América Latina, com sede em Joinville, conquistou o Troféu Bronze do Prêmio ABRE da Embalagem Brasileira com a conservadora para transporte de mangas na categoria Estratégica – Exportação.

Essa é a terceira vez que a empresa conquista o prêmio da Associação Brasileira de Embalagens. 

O Prêmio ABRE também credenciou a Termotécnica a concorrer ao Prêmio Worldstar 2019, um dos mais importantes reconhecimentos mundiais do mercado de embalagens, conquistando o primeiro lugar nas categorias Food e Save Food, com a conservadora DaColheita. 

A Termotécnica vem crescendo sua atuação na venda de conservadoras para exportações de frutas. 

Desenvolvendo soluções de conservadoras em EPS com a marca DaColheita (FarmFresh no mercado internacional), a Termotécnica tem trabalhado com produtores e traders parceiros para contribuir com a ampliação da participação das frutas brasileiras nos mercados internacionais. 

O aumento do shelf-life em até 30% em relação a outros tipos de embalagens possibilita a exportação para locais distantes, com longo transit time.

Cargas aéreas para exportação de manga já estão sendo despachadas para Europa nas conservadoras DaColheita desde 2020. 

Pensando nessa qualidade, da produção da manga premium no campo até a mesa do consumidor, as soluções DaColheita têm sido um diferencial que agrega muito valor. 

Ou seja, as conservadoras DaColheita performam em toda a cadeia: do embalamento da fruta, à facilidade e custo/benefício logístico de transporte e armazenamento, até o varejo e, finalmente, até a mesa dos consumidores.

Os clientes relatam as vantagens das conservadoras em EPS DaColheita em relação a outros tipos de embalagens. 

As soluções de embalagens em EPS DaColheita proporcionam ganhos efetivos e aumento da competitividade para os negócios de exportação:

  • Redução significativa de perdas nos embarques de longa distância.
  • Conservação da temperatura, sem quebra de frio na cadeia, e menor desidratação da fruta.
  • A conservadora em EPS é 60% mais leve que a de papelão o que representa menor custo no frete aéreo, com quilos a menos por pallet, gerando economia no custo total do frete.
  • Valorização da fruta no ponto de venda, com ganho de market share.

 REDUÇÃO DA PEGADA AMBIENTAL NO TRANSPORTE DE FRUTAS 

Outra questão importante para atender ao mercado externo, principalmente na Europa, é a preocupação com a sustentabilidade. 

Questões como logística reversa das embalagens e diminuição do desperdício em toda a cadeia são cada vez mais importantes

Falando em sustentabilidade, as caixas conservadoras DaColheita contribuem em três frentes:

1) Na reciclagem pós-consumo, pois o EPS é um material que pode ser 100% reciclado e se transformar em matéria-prima para outras aplicações, como rodapés e molduras.
2) Aumento do shelf-life  dos produtos frescos em até 30%, o que contribui para a redução do desperdício na cadeia de distribuição e consumo.
3) Contribui para a redução da pegada de carbono, com a diminuição da emissão de Co2 equivalente, no transporte devido ao peso mais leve das soluções, o que reduz o consumo de combustível.

Para saber mais sobre a estratégia sustentável da Termotécnica acesse a íntegra o recém lançado Relatório de Sustentabilidade da companhia, clicando aqui.

O presidente da Termotécnica, Albano Schmidt, afirma:

“Com esse reconhecimento, a Termotécnica consolida-se como referência mundial em soluções pós-colheita contribuindo para que frutas, legumes e verduras brasileiras ganhem mais destaque nos mercados internacionais e combatendo o desperdício de alimentos. Agora, estamos novamente credenciados a participar do Worldstar, concedido pela WPO (World Packaging Organization)”.

“O mundo e os mercados estão cada vez mais exigentes quanto à pegada ambiental das empresas e estamos comprometidos com esta agenda apresentando soluções que estão em linha com essas demandas”.

“Nossa abordagem ambiental traz a economia circular na prática. Inclui uma visão integrada desde a concepção de produtos, eficiência operacional, passando por logística reversa, reciclagem e indo até novas cadeias produtivas, fechando o ciclo da economia circular". 

"Pensando na cadeia logística como um todo é uma solução diferenciada e inovadora para este mercado e que atende às exigências por uma atuação responsável das empresas em termos de sustentabilidade”.