Patrocinado

Blumenau é referência nacional da Educação infantil

Blumenau é referência nacional da Educação infantil

A educação infantil em Blumenau é levada a sério e as crianças são tratadas como protagonistas no dia a dia. Este é o fio condutor da Secretaria de Educação (Semed) quando o assunto são as crianças. E foi baseada nessas vivências, que uma pesquisadora da primeira infância se encantou com os Centros de Educação Infantil (CEIs) do município, após conhecer e gravar as vivências nas unidades de ensino. A gravação, que ocorreu na última segunda-feira, dia 9, se tornará um documentário que será amplamente divulgado em diversas regiões do país.

Após visitar os CEIs de Blumenau, a pesquisadora teve a oportunidade de conhecer o trabalho pedagógico realizado com as crianças de zero a cinco anos. “A partir da mudança de cultura na educação infantil, o que chamou sua atenção foi o quanto o município já conseguiu avançar, tornando essa mudança palpável, pois é vivida no cotidiano das instituições junto às crianças pequenas, em sua autonomia e protagonismo”, explica a secretária de Educação, Patrícia Lueders.

Alguns pontos que chamaram a atenção da pesquisadora foram a organização dos espaços internos e externos, a alimentação humanizada oferecida às crianças, o planejamento para as crianças e a relação das crianças com a natureza. Outro destaque foi a formação dos professores da rede, as imersões formativas e o acompanhamento pedagógico nas visitas formativas.



Patrocinado