INOVAÇÃO

SCMC impulsiona alunos a criarem soluções para desafios reais da indústria catarinense

20/07/2021 11:00:00

SCMC impulsiona alunos a criarem soluções para desafios reais da indústria catarinense

O Moda Amanhã é um projeto 100% digital, que reúne mais de setenta estudantes das universidades parceiras do SCMC para passar por uma jornada de aprendizado e troca de experiências, abordando desafios de inovação com temas voltados à sustentabilidade, branding, varejo, omnicanalidade, entre outros, onde apenas uma equipe será vencedora. 

Ao final do desafio, cada estudante da equipe vencedora ganhará uma bolsa de estudos de 5 mil reais. 

O projeto está divido em 4 etapas e encerra em dezembro 2021.

Nesta primeira etapa, que aconteceu em um mês de encontros online com metodologia e atividades para construção das soluções, as 14 turmas das universidades parceiras do SCMC – UNOCHAPECÓ, UNIVALI, UNISUL, UNIASSELVI Brusque, UFSC Blumenau, UDESC, SENAI Joinville, Senai Brusque, SENAI Jaraguá do Sul, Senai Blumenau, SENAI Criciúma, IFSC Gaspar, IFSC Araranguá e FURB – mergulharam no projeto, apresentando suas propostas em formato de pitch nesta última semana. 

A equipe que ficou na primeira posição foi a UFSC Blumenau, do curso de engenharia têxtil, que surpreendeu a todos, principalmente a Marlan, empresa associada que lançou um dos desafios.

Fazem parte do grupo as alunas Caroline Habitzreuter, Edna Regina Evaristo, Gabriela Lavrati, Gabriela Simon e Priscila Faiad Carvalho, e apoio da professora Grazyella Aguiar

Tálita Forlin Rincaweski, Head de marca do Grupo Marlan, que está representando a empresa no projeto, comenta: “é uma alegria ver a primeira etapa do projeto acontecendo! Foi de grande valia entender a metodologia em que os alunos trabalharam e poder muni-los de informação para entrega desses lindos projetos! Encantada em poder contribuir e aprender com os alunos das universidades do estado e grata ao SCMC pela oportunidade!”.

Para a aluna Priscila Faiad, da turma de Engenharia Têxtil da UFSC Blumenau, comenta que essa primeira etapa os desafios exigiram muita pesquisa e estratégia: ”O trabalho em equipe foi essencial. Nos mantermos alinhados e em
sintonia para poder lidar com as dificuldades. E participar do desafio com uma empresa real e uma banca que realmente julgou as nossas ideias tornou uma experiência muito mais profunda e de muito crescimento!’.

O ponto alto do projeto é desafiar não só o aluno, mas como a própria empresa participante a trazer à tona suas dores e colocar em prática as soluções propostas. 

Assim como uma oportunidade única para o aluno sentir como são os desafios reais da indústria e fazer parte da construção de ideias para a melhor solução.

A divulgação do ranking das pontuações desta primeira etapa aconteceu na última quarta-feira (14), através de uma live pela conta do instagram do SCMC com o coordenador do projeto, Rodrigo Zen.

As 4 primeiras colocadas ficaram na ordem a seguir:

  • 1º UFSC Blumenau, com o desafio Marlan
  • 2º UNIASSELVI Brusque, com o desafio Oceano
  • 3º UNIVALI Balneário Camboriú, com o desafio Marisol
  • 4º UDESC, com o desafio Círculo

O SCMC se orgulha com o desempenho de todas as equipes. 

Além de todos os critérios técnicos envolvidos, o trabalho em equipe se sobressaiu endossando mais uma vez a importância da colaboração. 

“Ficamos gratos às nossas empresas associadas. Entendemos o Moda Amanhã como uma verdadeira oportunidade de desenvolvimento para os estudantes participantes através do processo que propomos: solução de desafios reais através da
inovação’, finaliza Osni de Oliveira Junir, Presidente da plataforma – SCMC.

A próxima ETAPA 2, começa dentro deste mês de julho, no próximo dia 26 de julho.

 

SANTA CATARINA MODA E CULTURA

Somos uma Plataforma Colaborativa criada em 2005 por empresários catarinenses com o intuito de conectar indústria, entidades e instituições de ensino, capacitando e promovendo a colaboração entre parceiros para a inovação.

Empresas associadas: Altenburg, Andritex, Audaces, Beagle, Blumenau Iluminação, Brandili, Brasil Botões, Censi Máquinas, Cia. Hering, Círculo, Coratex, Dalila Têxtil, Delta Máquinas, Diklatex, Dois Rios, Fakini, Fundação Hermann Hering, Gerson Otto, Grupo Cristina, Grupo Kamylus, Grupo Malwee, Grupo Marlan, Grupo Romitex, HI Etiquetas, Karsten, Keiser Moda Íntima, Latina Têxtil, Meias LOA, Marisol, Oceano Surf Wear, ONDM, Tecnoblu, Todolivro, Tony Fun, TêxtilLab e TRTêxtil.

Instituições de ensino parceiras: Furb, Instituto Federal Catarinense (Gaspar e Ibirama), Senac (Brusque), Senai (Blumenau, Brusque, Criciúma, Jaraguá do Sul, Joinville), Udesc, UFSC, Grupo Uniasselvi, Unifebe, Unisul, Univali (Florianópolis e Balneário Camboriú), Univille, Unochapecó e Unoesc.

Apoiadores - Fiesc-Senai, Tex Brasil, Abit e Apex Brasil.

Parceiros - Fundação Fritz Muller, Sintex, Acib, Assintecal, e Sebrae.

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