GESTÃO

Confira 4 práticas para alavancar a gestão de pessoas de pequenas e médias empresas

01/07/2021 09:00:00

Confira 4 práticas para alavancar a gestão de pessoas de pequenas e médias empresas

A Área Central, empresa de Rio do Sul especialista em gestão de centrais de negócios, conquistou em 2021, pela quarta vez consecutiva, o certificado concedido pela GPTW. 

Como aspectos que influenciam essa conquista, a empresa possui práticas de gestão de pessoas que valorizam o colaborador, como ações que oportunizam crescimento, além de um escritório com ambiente inovador e aconchegante.

Jonatan da Costa, CEO e cofundador da Área Central, da dicas para alavancar a gestão de pessoas de pequenas e médias empresas.

CONFIRA: 

1. Fortalecimento da cultura

O CEO acredita que a atenção voltada às pessoas faz da Área Central o que ela é. 

A empresa contrata profissionais compatíveis com a sua cultura. 

Os futuros colaboradores são selecionados por habilidades comportamentais, e depois pelas aptidões compatíveis com a função a ser exercida.

Jonatan comenta:

“Em nossa jornada, construímos uma cultura de pessoas para pessoas, um ambiente inovador, com transparência dos processos, com abertura para que todos tenham voz, e que se sintam produtivos e evoluídos". 

"Todos estes são fatores que resultaram nessa conquista, fazendo jus ao certificado de melhores empresas para se trabalhar”,

“Uma pessoa alinhada com a cultura da empresa vai se desenvolver facilmente dentro do que o nosso negócio propõe”.

2. Desenvolvimento pessoal

A empresa possui como boa prática o Plano de Desenvolvimento Pessoal (PDP), com a intenção de dar direcionamentos ao colaborador para sua evolução e jornada corporativa, proporcionar mais conhecimentos, desenvolver habilidades e alinhar as expectativas profissionais. 

A troca de feedbacks também é incentivada por meio de reuniões periódicas entre líderes e liderados, conhecidas como one-on-one ou 1:1. 

3. Engajamento

Os colaboradores da empresa também têm acesso a uma plataforma de engajamento em que é possível celebrar conquistas da equipe ou do profissional, registrar o humor no dia, enviar feedbacks, acompanhar o plano de desenvolvimento e acessar um ranking de engajamento com premiações. 

A plataforma é gamificada, incentivando a troca de feedbacks e reconhecimentos entre a equipe. 

4. Capacitação

A Área Central também promove a participação da equipe em eventos e especializações, para que o colaborador perceba o quanto a empresa se preocupa em evoluí-lo e inseri-lo cada vez mais no ecossistema de tecnologia. 

Jonatan finaliza:

“Nós atuamos com discurso e prática de ‘pessoas para pessoas, e elaboramos ações internas para ter o colaborador motivado ao exercer suas funções e contribuindo no crescimento da empresa”.