APLICATIVO

App criado por estudantes do SENAI controla lotação do Hospital Infantil

09/11/2020 17:00:00

App criado por estudantes do SENAI controla lotação do Hospital Infantil

Há três meses um aplicativo desenvolvido por estudantes do SENAI vem sendo utilizado pelo Hospital Infantil Joana de Gusmão (HIJG), em Florianópolis. 

Ainda em fase de testes, o software faz a gestão de leitos para que o paciente seja internado no máximo em uma hora, de acordo com a gravidade do caso. 

 

Conforme a coordenadora do Núcleo Interno de Regulação (NIR) do hospital, Claudia Koch, os setores envolvidos são: a emergência e o ambulatório, que fazem a solicitação de leito; o NIR, que regula este pedido, registrando os dados do paciente no Link Leito; e a Unidade D, que verifica o pedido e providencia o leito. 

 

Desenvolvimento do software

Os estudantes Marco Antônio da Silva Júnior e Pedro Henrique Lopes dos Santos, do curso técnico em desenvolvimento de sistemas do SENAI/SC, foram os responsáveis pelo desenvolvimento do aplicativo, com a mentoria também voluntária dos professores Paulo Eduardo Battistella e Clóvis Lemos Tavares. 

 

A parceria SENAI/SC e HIJG vem desde 2019, quando estudantes do curso técnico em manutenção e suporte em informática deram início à recuperação e conserto de computadores do hospital.

 

Silva Júnior observa:

 

“Aceitamos o desafio porque agregaria conhecimento desenvolver um software e também para ajudar numa causa importante”. 

“Ouvimos o que os funcionários do hospital tinham para dizer, o que eles precisavam”. 

“A maior dificuldade foi justamente entender esse fluxo de trabalho. Tivemos que aprender como funciona a emergência, o gerenciamento de leitos, enfim, o que cada um faz, em apenas um mês. Foi um aprendizado bastante significativo”.

 

Supervisor dos cursos técnicos do SENAI/SC em Florianópolis, João Clayton Aires conta que a ideia do aplicativo surgiu em abril durante conversa com a direção do hospital:

 

“Eles sentiam a necessidade de melhorar a gestão de leitos e UTIs. Imediatamente aceitei o desafio e convidei alunos e professores para fazerem parte do time de desenvolvimento da solução”. 

“Essa foi uma excelente oportunidade de os nossos estudantes desenvolverem uma solução com base em um problema real, deixando-os preparados para o Mundo do Trabalho, a partir da criação de múltiplas competências técnicas e socioemocionais”.

 

De acordo com o diretor-geral do HIJG, Flamarion da Silva Lucas, a meta é que em até uma hora o paciente seja levado para a unidade de internação:

 

“O problema da superlotação em emergências ocorre em hospitais Brasil afora”. 

“Muitas vezes, atrasa porque o leito na unidade ainda não está higienizado e organizado para receber outro paciente”. 

“Com o Link Leito passamos a ter métricas. O aplicativo avisa para as unidades o status da emergência, se está vazia ou cheia, e marca o tempo para que a enfermagem ‘puxe’ esse paciente para a internação. Assim, a unidade se preocupa em trazer o paciente em até uma hora”.