APLICATIVO
App criado por estudantes do SENAI controla lotação do Hospital Infantil
09/11/2020 17:00:00
Há três meses um aplicativo desenvolvido por estudantes do SENAI vem sendo utilizado pelo Hospital Infantil Joana de Gusmão (HIJG), em Florianópolis.
Ainda em fase de testes, o software faz a gestão de leitos para que o paciente seja internado no máximo em uma hora, de acordo com a gravidade do caso.
Conforme a coordenadora do Núcleo Interno de Regulação (NIR) do hospital, Claudia Koch, os setores envolvidos são: a emergência e o ambulatório, que fazem a solicitação de leito; o NIR, que regula este pedido, registrando os dados do paciente no Link Leito; e a Unidade D, que verifica o pedido e providencia o leito.
Desenvolvimento do software
Os estudantes Marco Antônio da Silva Júnior e Pedro Henrique Lopes dos Santos, do curso técnico em desenvolvimento de sistemas do SENAI/SC, foram os responsáveis pelo desenvolvimento do aplicativo, com a mentoria também voluntária dos professores Paulo Eduardo Battistella e Clóvis Lemos Tavares.
A parceria SENAI/SC e HIJG vem desde 2019, quando estudantes do curso técnico em manutenção e suporte em informática deram início à recuperação e conserto de computadores do hospital.
Silva Júnior observa:
“Aceitamos o desafio porque agregaria conhecimento desenvolver um software e também para ajudar numa causa importante”.
“Ouvimos o que os funcionários do hospital tinham para dizer, o que eles precisavam”.
“A maior dificuldade foi justamente entender esse fluxo de trabalho. Tivemos que aprender como funciona a emergência, o gerenciamento de leitos, enfim, o que cada um faz, em apenas um mês. Foi um aprendizado bastante significativo”.
Supervisor dos cursos técnicos do SENAI/SC em Florianópolis, João Clayton Aires conta que a ideia do aplicativo surgiu em abril durante conversa com a direção do hospital:
“Eles sentiam a necessidade de melhorar a gestão de leitos e UTIs. Imediatamente aceitei o desafio e convidei alunos e professores para fazerem parte do time de desenvolvimento da solução”.
“Essa foi uma excelente oportunidade de os nossos estudantes desenvolverem uma solução com base em um problema real, deixando-os preparados para o Mundo do Trabalho, a partir da criação de múltiplas competências técnicas e socioemocionais”.
De acordo com o diretor-geral do HIJG, Flamarion da Silva Lucas, a meta é que em até uma hora o paciente seja levado para a unidade de internação:
“O problema da superlotação em emergências ocorre em hospitais Brasil afora”.
“Muitas vezes, atrasa porque o leito na unidade ainda não está higienizado e organizado para receber outro paciente”.
“Com o Link Leito passamos a ter métricas. O aplicativo avisa para as unidades o status da emergência, se está vazia ou cheia, e marca o tempo para que a enfermagem ‘puxe’ esse paciente para a internação. Assim, a unidade se preocupa em trazer o paciente em até uma hora”.
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