AUTOMÒVEIS

Crédito e taxa de juros favorecem retomada do mercado automotivo

09/10/2020 10:45:00

Crédito e taxa de juros favorecem retomada do mercado automotivo

A Câmara de Desenvolvimento da Indústria Automotiva da FIESC realizou uma reunião nesta quinta-feira (8), com o assessor econômico do Sindipeças (Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores), Carlos Cavalcanti. 

 

Entre as informações que foram apresentadas por ele, os fatores que estão favorecendo a retomada do mercado automotivo no país, estão a expansão do crédito, com a concessão de empréstimo para aquisição de veículos em alta, a taxa de juros em trajetória declinante e a inadimplência sob controle no caso de pessoa jurídica e em queda no segmento de pessoa física. 

 

Em sua apresentação, ele chamou a atenção para um dado apresentado recentemente pelo presidente da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores).

A cada dez propostas apresentadas para aquisição de veículos, oito estão sendo aprovadas, seja por bancos ou financeiras. 

Ele comenta que é um número recorde, não se lembrando de ouvir algo dessa magnitude antes.

 

Apesar da retomada, as projeções de produção de veículos (automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus) indicam que o Brasil deve fechar 2020 com uma queda de 30% em relação a 2019.

Cavalcanti também destacou os desafios para uma retomada sustentável, como o equilíbrio das contas públicas, os gastos públicos estruturais elevados, com risco da perda de controle da relação dívida/PIB. 

Ele observou que há uma dúvida sobre como será a recomposição da renda das famílias quando se encerrar o auxílio emergencial do governo, no final do ano. 

 

Veja o que afirmou Carlos Cavalcanti:

 

“O comportamento do crédito para concessão de novos veículos recuperou em V. Efetivamente, muito rápido”. 

“Acho que isso está associado a essa abundância de liquidez que se colocou na economia, o que faz com que os bancos comecem a ser mais flexíveis na concessão”.