5 dicas para escolher a plataforma de entregas certa para seu neg�cio

27/07/2020 14:00:00

5 dicas para escolher a plataforma de entregas certa para seu neg�cio

Contratar uma solução de frete online tem se tornado uma necessidade cada vez mais frequente em praticamente todos os segmentos. 

Além do custo reduzido, se comparado a investir em uma operação própria, poder contar com entregadores autônomos através de aplicativos também se tornou uma vantagem competitiva para muitas empresas. 

Porém, como saber qual é a plataforma de entregas certa para o seu negócio?

 

O CEO da Motoboy.com, startup de entregas ultrarrápidas de Joinville, Jonathan Pirovano, reuniu algumas dicas que podem ajudar a fazer a melhor escolha:

 

1. Profissionais regularizados

 

Para viabilizar essa experiência positiva de entregas ao varejo, e-commerces e grande redes, uma plataforma de entregas precisa contar com os melhores profissionais do mercado. 

É indispensável que a solução digital conte com profissionais regularizados para a atividade, com Microempreendedores Individuais (MEIs) e habilitação para a atividade. 

Há muito mais seriedade na realização do serviço quando há um CNPJ por zelar.

 

2. Agilidade na resposta do suporte

 

Sem o suporte adequado, não é realista falar em experiência positiva de entregas.

Situações inesperadas acontecem e é nessas horas que o atendimento ao cliente faz toda a diferença. 

O auxílio da equipe de operação pode, muitas vezes, evitar o custo extra de uma nova entrega e a insatisfação do cliente. 

É muito frustrante buscar ajuda na urgência de uma entrega e ter que aguardar atendimento. 

Cada minuto a mais para iniciar um atendimento reduz significativamente o sucesso da entrega. 

As demandas por suporte precisam ser encaradas com urgência pela plataforma de entregas.

 

3. Atendimento via chat

 

Uma plataforma de entregas online deve sempre oferecer um canal de atendimento por chat em horário comercial. 

Soluções que prestam suporte via telefone acabam perdendo escala no atendimento e aumentando a fila de espera, o que não é benéfico para ninguém. 

Por isso, a forma mais eficiente de atendimento é mesmo via chat ou por outro canal que permita mensagem de texto.

 

4. Tecnologia de priorização de chamadas

 

Além da usabilidade esperada de qualquer produto digital, também já existe hoje tecnologia proprietária de priorização de chamadas de serviço para os melhores entregadores disponíveis. 

Com ela, os motoboys melhor ranqueados de acordo com seu comportamento na plataforma recebem chamadas de serviço antes dos demais. 

Dessa maneira, os melhores profissionais recebem sempre mais chamadas de serviço, de forma a, organicamente, atrair entregadores que trabalham com seriedade e competência

 

5. Capacidade de abertura de novas praças

 

Por fim, para poder alcançar os clientes onde quer que eles residam, uma plataforma de entregas precisa ser capaz de abrir novas praças sempre que necessário. 

Modelos engessados de expansão de novas praças não favorecem nenhuma rede. 

Para que uma solução de entregas online seja capaz de atender os atuais processos logísticos, como por exemplo o Ship From Store e a entrega ultrarrápida, ela precisa de profissionais cadastrados por todo o Brasil. 

Se o aplicativo de frete não está presente em pelo menos 100 cidades, pode não ser a solução mais indicada para seu negócio.