Chapec� � a 5� cidade do pa�s com maior gera��o de empregos

03/06/2020 12:40:00

Chapec� � a 5� cidade do pa�s com maior gera��o de empregos

Segundo dados do CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), Chapecó está em 5ª posição na geração de empregos no país.

Os números apresentados recentemente são referentes aos quatro primeiros meses deste ano. 

Na análise nacional das cidades que abriram ou fecharam vagas de trabalho, Chapecó aparece entre os 18 municípios brasileiros com saldo positivo.

O município deixa para trás grandes capitais e cidades do mesmo porte. 

O saldo do acumulado do ano é de 1.554 vagas.

Entre os setores que mantiveram o maior número de empregados nestes quatro meses, estão a construção civil, serviços de saúde e principalmente o da indústria de transformação.

O setor, de 5.544 admissões, teve 3.951 demissões e obteve um saldo de 2.345 vagas de empregos mantidas.

 

No comparativo com outros Municípios em Santa Catarina, Chapecó apresentou um bom desempenho entre janeiro e março com saldo positivo entre admissões e demissões. 

A diferença está no mês abril onde é possível observar os primeiros impactos da pandemia, quando a cidade apresentou uma variação no saldo de -1,93%.

Outro fator que precisa ser considerado neste cenário, é o crescimento de 20% no número de abertura de empresas em Chapecó, comparado ao mesmo período de do ano passado. 

O Saldo em 2019 neste mesmo período foi de 792, já em 2020 foi de 1.023.

 

Para o Prefeito Luciano Buligon, o detalhamento dos dados mostra que Chapecó segue se destacando pela sua principal vocação econômica:

 

“Hoje, 78% de tudo que se produz no Município vem da indústria, vem do agronegócio”. 

“E ela foi a responsável por manter nestes primeiros meses do ano a empregabilidade e os novos investimentos”. 

“Isso fez com que a gente se tornasse a cidade que mais produz proteína suína do Brasil, reforçando que toda a cadeia da indústria e do agronegócio seguem gerando bons resultados para a nossa economia”.

“Por ser considerada um serviço essencial, ou seja, em nenhum momento as atividades pararam, a cadeia do agronegócio será a responsável pela nossa recuperação, já que este setor segue em aquecimento, mantendo e em muitos casos aumentando a empregabilidade”.