Udesc mobiliza a��es para ajudar no combate � pandemia

31/03/2020 14:00:00

 Udesc mobiliza a��es para ajudar no combate � pandemia

Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) segue com ações e atividades envolvendo alunos, técnicos e professores para contribuir com o combate à Covid-19.

Entre as ações, está a disponibilidade de todos os equipamentos de pesquisa de todas as unidades para auxiliar o Governo de SC no combate à pandemia.

Isso inclui uma mobilização de professores e pesquisadores da universidade, tanto da graduação como da pós-graduação, para implementar ações.

 

No site da Udesc, foi disponibilizado um formulário voltado à comunidade acadêmica.

Neste formulário, pode se cadastrar ações que impactam direta e indiretamente na contenção do contágio do novo coronavírus em SC. 

Uma rede de voluntários foi criada para auxiliar nessas ações, sob coordenação geral do vice-reitor eleito, Luiz Coelho. 

 

Confira algumas ações da Udesc:

 

  •  A fabricação de protetores faciais em impressoras 3D.

  • A doação de materiais para a rede de saúde, como máscaras e luvas.

  • A disponibilização do hospital veterinário de Lages, entre outras ações.

  • Fabricação de mil litros de álcool em gel 70% para disponibilização à Defesa Civil e para entrega a asilos de Lages.

  • O Laboratório de Microbiologia, Imunologia e Biologia Molecular (Labmin), da Udesc Oeste, disponibilizou sua estrutura às autoridades de saúde para auxiliar na condução de testes do novo coronavírus (PCR convencional e RT-PCR).

  • Doação, pela Udesc Oeste, de 14 litros de álcool 70% líquido, luvas descartáveis e 300 máscaras cirúrgicas para a Prefeitura de Pinhalzinho.

  • A Udesc Planalto Norte, em São Bento do Sul, disponibilizou as instalações do centro de ensino para alojamento de pessoal da área da saúde e possivel hospital de campanha.

  • Doação, pela Udesc Oeste, de 160 caixas de luvas descartáveis, 100 máscaras e 24 sachês de álcool em gel à Secretaria de Saúde de Chapecó. O material era dos laboratórios dos cursos de Enfermagem e Zootecnia.

  • Criação do perfil Playground da Matemática, no Instagram, por professores da Udesc Joinville, para postagem de vídeos ensinando atividades às crianças no período de quarentena.