Vendas nos supermercados cresce 1,77% no quadrimestre em SC

30/05/2019 11:00:00

�ndices foram apurados na pesquisa mensal do Term�metro de Vendas, da Acats

Vendas nos supermercados cresce 1,77% no quadrimestre em SC

As vendas do setor supermercadista catarinense registraram crescimento de 1,77% no primeiro quadrimestre do ano em relação ao mesmo período do ano passado.

Os índices foram apurados na pesquisa mensal do Termômetro de Vendas, realizada pela Associação Catarinense de Supermercados (Acats).

Participaram da pesquisa empresas de todos os portes e regiões catarinenses, sendo que os dados já foram deflacionados pelo IPCA.

As empresas participantes da pesquisa têm o perfil de loja clássica de supermercado, não estando incluídos os desempenhos de lojas no formato de atacarejo.

Para o presidente da entidade, Paulo Cesar Lopes, os dados refletem uma movimentação ainda tímida da economia, a qual poderia estar num outro patamar caso houvesse mais segurança em relação ao andamento das reformas estruturais que tramitam no Congresso Nacional: 

"A taxa de desemprego ainda está muito alta e outro aspecto que limita a cesta de compras do consumidor é o expressivo contingente de pessoas endividadas, principalmente com instituições de crédito.  São milhões de pessoas que tem seu  potencial de consumo comprometido e que limitam suas compras a itens essenciais". 

A expectativa do setor é que o desempenho do setor supermercadista cresça entre 2% e 3% neste ano.

De acordo com Paulo, a partir do momento em que as reformas da Previdência e a Tributária estiverem encaminhadas as decisões de investimentos irão acelerar permitindo o surgimento de novas oportunidades de trabalho:

“A geração de empregos é fundamental, é tudo que o País precisa para crescer".