Patrocinado
Ação do Outubro Rosa tem cerca de 300 exames preventivos realizados

Ação do Outubro Rosa tem cerca de 300 exames preventivos realizados

Mais de 40 unidades municipais de saúde estiveram abertas para oferecer atendimento exclusivo às mulheres, no último sábado (7).

A iniciativa faz parte da campanha “Outubro Rosa”, que busca conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce dos cânceres de mama e do colo do útero, dois dos tipos mais comuns entre o público feminino.

Ao longo da manhã de sábado, houve uma grande procura pelos diversos serviços e atividades preparados especialmente para a data.

As unidades de saúde realizaram cerca de 300 coletas do exame preventivo de câncer do colo do útero, que devem ter os resultados disponíveis em 30 dias.

Também foram solicitadas, aproximadamente, 100 mamografias.

A respectiva unidade fica responsável pela requisição e pelo agendamento do exame de cada paciente junto a uma das instituições contratualizadas.

Além dos atendimentos médicos, a programação contou com inúmeras atrações para todas as idades e preferências, como automaquiagem, caminhada, aula de zumba, massagem e orientações sobre cuidados com a alimentação.

O dia ficou marcado ainda por ações de carinho e amor ao próximo.

No AG da Fortaleza, muitas pessoas participaram de um corte de cabelo solidário, com o objetivo de doar cabelos para a confecção de perucas para mulheres com câncer.

De acordo com a secretária municipal de Promoção da Saúde, Maria Regina Soar, as ações de prevenção transcendem o mês de outubro:

“O movimento Outubro Rosa é importante, pois chama a atenção das mulheres para o tema. No entanto, o nosso trabalho é contínuo, ocorre durante o ano todo. Toda a rede de saúde está preparada para atender o público feminino, com a realização de orientações e de exames preventivos”.

Maria Regina lembra também que a mamografia de rotina é recomendada para as mulheres de 40 a 69 anos a cada dois anos.

Ao longo do mês de outubro, os AGs e as ESFs promoverão uma série de atividades educativas sobre o tema, como rodas de conversa e abordagens aos usuários.

Patrocinado
Patrocinado
Patrocinado
Patrocinado